A Prefeitura de Saquarema deu início na última semana ao projeto de implantação da Sala do Empreendedor no município. Considerada ferramenta importante para o fomento do desenvolvimento e empreendedorismo na cidade, a Sala reunirá serviços e informações para todos os empreendedores de Saquarema.

O primeiro passo foi dado com o início das reuniões do Núcleo Executivo Operacional (NEO) Sala do Empreendedor, ferramenta desenvolvida através do Programa Cidades Empreendedoras, do SEBRAE. A reunião de apresentação contou com a participação de diversos funcionários da Prefeitura de Saquarema, além de secretários de governo e representantes de órgãos de serviços, como contadores.

A Sala do Empreendedor é o local no qual o empreendedor (seja legalizado ou o que busca a legalização) encontra orientações e informações, além de servir como ponto de encontro para fechamento de negócios. No espaço, também podem ser oferecidos cursos de capacitação, qualificação e atualização para os empreendedores de todos os portes que possuem negócios no município.

O NEO Sala do Empreendedor é um dos núcleos integrantes do Programa Cidades Empreendedoras. Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio de um game entre os municípios envolvidos, o Programa atua em mais cincos eixos: compras governamentais; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios.

O objetivo do Programa é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Desde que o programa foi implantado, vários passos já foram dados visando favorecer o ambiente empreendedor na cidade. “Dou a certeza que nós estamos realmente empenhados nesse programa. Vamos continuar trabalhando para que Saquarema seja uma cidade atrativa para todos os empreendedores”, garantiu a prefeita Manoela Peres.

O calendário de ações e reuniões do Programa Cidades Empreendedoras seguirá intenso até o final do ano de 2018. As reuniões dos NEO’s de Desburocratização, Compras Públicas, Agricultura Familiar e Educação e, Sala do Empreendedor, continuarão sendo realizadas envolvendo os consultores do SEBRAE e os servidores e técnicos da Prefeitura de Saquarema.