A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, fez a substituição de várias luminárias tradicionais em mais de 100 ruas do município. As lâmpadas, que eram de vapor de sódio/metálico, estão sendo substituídas por luminárias de LED, que tem o consumo de energia reduzido e vida útil mais longa.

Desta vez, os bairros contemplados pela substituição foram: Porto Novo, Bacaxá, Raia, Itaúna, Rosa dos Ventos, Dona Cândida, Condado de Bacaxá e Bairro de Fátima. As lâmpadas que estavam nas ruas desses bairros serão retiradas e passarão por manutenção para serem implantadas em ruas do município que ainda não possuem o sistema de iluminação pública. Ao final da implantação de todas as luminárias de LED, outros 2900 pontos que estavam sem iluminação passarão a contar com rede de iluminação pública nos próximos meses.

“Essa substituição tem o objetivo de trazer muito mais luminosidade, durabilidade e segurança para as ruas dos bairros, aumentando a qualidade de vida dos moradores”, afirma o Secretário Municipal de Transporte e Serviços Públicos, Lindonor Ferreira Rezende da Rosa.

Além disso, a preocupação com o meio ambiente também é um destaque, já que cada lâmpada de sódio/mercúrio/vapor metálico é responsável por emitir metais pesados na atmosfera e contaminar o solo após o seu descarte. Livres destes componentes, as lâmpadas de LED poluem menos o ambiente no momento do descarte e a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera é menor do que as lâmpadas convencionais.