A Prefeitura de Saquarema assinou nesta quarta-feira, 30/11, o convênio n° 002/2022, referente ao Chamamento Público 023/2022, que visa o gerenciamento, operacionalização e desenvolvimento do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, do Espaço Quimioterápico e do Centro de Imagens, na Cidade da Saúde, no bairro Verde Vale. Participaram da cerimônia a Prefeita Manoela Peres, os secretários municipais de Saúde e Educação, dr. João Alberto Teixeira Oliveira e Antonio Peres Alves, respectivamente, além de Marcelo Paiva, Diretor do Hospital Universitário de Vassouras.

O convênio tem como base o ensino da área de saúde, a pesquisa e o atendimento à população do município de Saquarema. A unidade funcionará como um hospital universitário, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidade. “Aqui, será um hospital escola, onde teremos professores, doutores, que além de atender aos pacientes, eles vão ensinar aos alunos que farão residência aqui no hospital”, informou a Prefeita Manoela Peres.

“Este é um hospital ímpar, que não encontramos igual na maioria dos municípios brasileiros. Ofereceremos aqui serviços de Terapia Intensiva Pediátricos e Adultos, cirurgias oncológicas, neurocirurgias de média e alta complexidade, cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, emergência referenciada para trauma, UTI pediátrica, além de enfermarias clínicas para adultos e crianças, com serviço humanizado e de qualidade”, completou Marcelo Paiva.

Os médicos e assistentes que atuarão na unidade serão mestres, doutores e professores da própria Universidade de Vassouras que virão para Saquarema para captar residentes internos, buscando a formação de médicos especialistas no município. Desta forma, a Prefeitura terá um número expressivo de bons profissionais, devidamente capacitados, atuando na própria estrutura de saúde do município.

Após a assinatura do convênio, a Universidade de Vassouras terá o prazo contratual para início das operações no novo hospital. A previsão é de que na primeira quinzena de janeiro, o novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth inicie os atendimentos.

Cidade da Saúde trará avanços para Saquarema

Criada pela Prefeitura de Saquarema, a Cidade da Saúde é o maior complexo médico-hospitalar do interior do Estado do Rio de Janeiro. A principal estrutura do local é o novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, totalmente referenciado, com assistência clínica e cirúrgica para pacientes adultos e pediátricos. Possui 5 consultórios e triagem cirúrgica eletiva, além de espaço totalmente dedicado aos pacientes oncológicos.

O hospital possui 86 leitos, distribuídos da seguinte forma: 40 de Enfermaria Adulto; 2 de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica; 1 de Isolamento Pediátrico; 10 de UTI Adulto e outros 10 de UTI Pediátrica; 3 de urgência e emergência e 8 de unidade intermediária. Já o Centro Cirúrgico possui 4 salas e 3 leitos de Recuperação Anestésica e está estruturado para realizar diversos tipos de cirurgias. A sala coletiva de Administração de Quimioterápicos está equipada com 1 leito e 8 poltronas.

Além do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, a Cidade da Saúde possui outras obras que estão em andamento. Junto ao Hospital, está o Centro de Imagens, que reunirá em um único local todos os equipamentos para a realização de exames de imagens, dos mais simples aos mais complexos.

Outra obra que está bastante adiantada é o Centro Municipal de Reabilitação. Com capacidade de atendimento mensal para 200 pacientes com deficiência física, 200 pacientes com deficiência intelectual e 150 pacientes com deficiência visual, a unidade será do tipo III, representando um aumento de cerca de 40% de atendimentos em relação aos números atuais.

Ao lado do Centro de Reabilitação, também estão sendo construídas as clínicas do Idoso, da Criança e da Mulher, além do Centro de Especialidades Odontológicas e uma Creche.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support