A Prefeita de Saquarema e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, Manoela Peres, recebeu nesta quarta-feira, 19, prefeitos e representantes dos municípios da Região dos Lagos para a reunião de validação dos documentos para início dos trabalhos do consórcio na região. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura de Saquarema, no Centro da cidade.

Durante o encontro, prefeitos, procuradores e secretários municipais de saúde discutiram ações e os próximos passos a serem tomados na implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, o CISBALI. A partir da formação do grupo, os municípios poderão ter acesso a verbas e emendas parlamentares voltadas à saúde, além de serviços importantes como o SAMU e a facilitação de ações em cada município, como a necessidade de melhoria na infraestrutura, a contratação de recursos humanos especializados e a aquisição de equipamentos para oferecer serviços de saúde regionais.

“Com o Consórcio, temos a oportunidade de estimular o planejamento local e regional em saúde, possibilitando, além disso, recursos financeiros para investimentos e contribuição para a superação de desafios regionais no processo de implementação do sistema de saúde. Temos casos de sucesso em várias regiões vizinhas, que poderão ser multiplicados na nossa região”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Além da Prefeita Manoela Peres e da Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte, participaram da reunião o Prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e o Secretário Municipal de Saúde, Janio dos Santos Mendes; o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fabio da Silva e a Secretária Municipal de Saúde Maria Marcia Sampaio; o Prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre de Oliveira Martins e Secretário Municipal de Saúde Leonidas Heringuer; o Prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Dias Gidalte; a Procuradora-Geral de Araruama, Daniela Camargo de Oliveira Rocha; e ainda os Secretários Municipais de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz; de Iguaba Grande, Carla Valle; e de Rio das Ostras, Denilson Santa Rosa, respondendo por seus Prefeitos.

Ao término da reunião, definiu-se os próximos passos para a implantação do CISBALI na região. A equipe técnica do consórcio, liderada pela Secretária Executiva, Natália Dias Alves, está atuando na implementação jurídica do órgão, devendo nos próximos dias colher as assinaturas de todos os prefeitos da região nos documentos de adesão ao consórcio.

Prefeitos visitam Cidade da Saúde

Após o término da reunião na sede da Prefeitura de Saquarema, a Prefeita Manoela Peres convidou os prefeitos e demais representantes dos municípios da Região dos Lagos a conhecerem a Cidade da Saúde, no bairro Verde Vale. Durante a visita, eles puderam conhecer as estruturas do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, bem como as demais clínicas que estão sendo construídas no entorno do hospital.

“A Cidade da Saúde é um importante avanço na saúde pública da nossa cidade. Estou muito orgulhosa em poder entregar estes equipamentos para a população. Estamos terminando os trâmites de licitação para, em breve, iniciar os atendimentos aqui no hospital”, completou a Prefeita Manoela Peres.