A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, se reuniu nesta segunda-feira com o superintendente da concessionária Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, para tratar da ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Bacaxá (ETE – Bacaxá). A unidade, que trata o esgoto da região de Bacaxá e bairros vizinhos, é uma das unidades que compõem a rede de tratamento de esgotos do município de Saquarema.

Atualmente, a ETE Bacaxá tem condições de tratar 50 litros de esgoto por segundo, atendendo uma população de 36 mil pessoas com tratamento do tipo secundário. Com a ampliação, a unidade poderá tratar 60 litros de esgoto por segundo, com capacidade de até 90 litros em horários de pico.

De acordo com Carlos Gontijo, superintendente da Concessionária Águas de Juturnaíba, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Bacaxá já está em andamento: “Solicitamos à AGENERSA, agência que regula as concessões no Estado do Rio de Janeiro, a ampliação da nossa ETE. Assim que a obra for liberada pelo órgão estadual, iniciaremos as obras e, até o final de 2020, a estação estará funcionando perfeitamente”.

“Temos buscado estreitar ainda mais a parceria com a Águas de Juturnaíba. No ano passado, já solicitamos a ampliação da rede de abastecimento de água, com extensão de rede para bairros como Boqueirão e Barra Nova, por exemplo. Agora, com a ampliação da ETE Bacaxá, mais residências terão o esgoto tratado, beneficiando assim o Meio Ambiente da nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Além da ETE Bacaxá, a concessionária anunciou a ampliação da ETE Itaúna, que poderá tratar até 30 litros de esgoto por segundo, beneficiando 21.600 pessoas, e a fase final de obras da ETE Jacarepiá, que tratará esgotos das residências dos bairros Raia, Condado e Retiro, beneficiando até 12.960 pessoas. A ETE Saquarema já foi ampliada recentemente e pode tratar 12 litros de esgoto por segundo (8.640 pessoas).

Outro projeto em andamento é a ampliação da adutora Araruama – Saquarema, com a implantação de 21 quilômetros de extensão de rede de água no município, gerando 12.045 novas ligações e mais 38 mil habitantes beneficiados na cidade. Um reservatório com capacidade de 3 milhões de litros será construído no Morro da Cruz, garantindo o abastecimento nos bairros do Boqueirão e Barra Nova.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support