A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, se reuniu nesta segunda-feira com o superintendente da concessionária Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, para tratar da ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Bacaxá (ETE – Bacaxá). A unidade, que trata o esgoto da região de Bacaxá e bairros vizinhos, é uma das unidades que compõem a rede de tratamento de esgotos do município de Saquarema.

Atualmente, a ETE Bacaxá tem condições de tratar 50 litros de esgoto por segundo, atendendo uma população de 36 mil pessoas com tratamento do tipo secundário. Com a ampliação, a unidade poderá tratar 60 litros de esgoto por segundo, com capacidade de até 90 litros em horários de pico.

De acordo com Carlos Gontijo, superintendente da Concessionária Águas de Juturnaíba, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Bacaxá já está em andamento: “Solicitamos à AGENERSA, agência que regula as concessões no Estado do Rio de Janeiro, a ampliação da nossa ETE. Assim que a obra for liberada pelo órgão estadual, iniciaremos as obras e, até o final de 2020, a estação estará funcionando perfeitamente”.

“Temos buscado estreitar ainda mais a parceria com a Águas de Juturnaíba. No ano passado, já solicitamos a ampliação da rede de abastecimento de água, com extensão de rede para bairros como Boqueirão e Barra Nova, por exemplo. Agora, com a ampliação da ETE Bacaxá, mais residências terão o esgoto tratado, beneficiando assim o Meio Ambiente da nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Além da ETE Bacaxá, a concessionária anunciou a ampliação da ETE Itaúna, que poderá tratar até 30 litros de esgoto por segundo, beneficiando 21.600 pessoas, e a fase final de obras da ETE Jacarepiá, que tratará esgotos das residências dos bairros Raia, Condado e Retiro, beneficiando até 12.960 pessoas. A ETE Saquarema já foi ampliada recentemente e pode tratar 12 litros de esgoto por segundo (8.640 pessoas).

Outro projeto em andamento é a ampliação da adutora Araruama – Saquarema, com a implantação de 21 quilômetros de extensão de rede de água no município, gerando 12.045 novas ligações e mais 38 mil habitantes beneficiados na cidade. Um reservatório com capacidade de 3 milhões de litros será construído no Morro da Cruz, garantindo o abastecimento nos bairros do Boqueirão e Barra Nova.