A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, recebeu nesta semana membros da Guarda Civil Municipal para tratar assuntos ligados ao GERE (Grupamento Especializado em Ronda Escolar). O encontro contou com a participação de membros do Grupamento, além de representantes do Comando da Corporação.

O patrulhamento escolar começou no município em meados de 2008, onde a Guarda Municipal realizava a ronda nas escolas em caráter preventivo. Em Julho de 2017, diante da crescente preocupação com a violência na comunidade escolar e visando implementar uma política de segurança nas escolas, a Prefeitura de Saquarema criou o GERE.

O Grupamento, que conta com 6 integrantes efetivos da Guarda Civil, recebeu qualificação e treinamento, participando de curso de especialização em procedimentos de ronda escolar, Policiamento Comunitário Escolar, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente. Participaram também de seminários e realizaram estágio e integração com Guardas Civis de outros municípios.

Com o propósito de se criar uma proximidade com a comunidade escolar e integração com os órgãos de segurança e educação, seu objetivo é a garantia dos direitos da criança e adolescente;  articular ações sociais com palestras e projetos educativos; propiciar sensação de segurança no ambiente escolar e a garantia da cultura de paz; prevenir a violência e a pratica do ato infracional; executar o policiamento dentro da escola e no perímetro escolar, visando a segurança e tranquilidade;  mediar conflitos, buscando a solução em conjunto com os envolvidos.

O Grupamento atua em parceria com o Conselho Tutelar de Saquarema e com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A Ronda Escolar é importante pois ajuda a reduzir os índices de violência e a manter os jovens distantes de pessoas que praticam atos ilícitos. É, também, uma forma fazer com que os agentes de segurança pública estejam mais próximos da comunidade.