A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, recebeu na tarde desta quarta-feira, 03/05, representantes da Guarda Civil Municipal para tratar da criação de um Plano de Cargos e Salários, além de um novo estatuto que esteja de acordo com a Lei 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), aprovado pelo Congresso Federal no ano de 2014.

Durante a reunião, ficou definida a criação de uma comissão estatutária para avaliar as propostas da corporação. Este grupo será composto por servidores das secretarias municipais de Planejamento, Finanças, Procuradoria Geral, além de 5 componentes da própria Guarda Civil. Com a implantação do novo Estatuto, todos os procedimentos serão uniformizados, especificando direitos, deveres e normatizando procedimentos para a corporação.

Com a adequação da legislação municipal ao Estatuto Geral das Guardas Municipais, o município de Saquarema poderá, posteriormente, efetuar a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública. Dentre outras ações, este fundo poderá buscar verbas federais para a capacitação dos agentes de segurança, além da compra de equipamentos e insumos para a Guarda Civil.

No decorrer do encontro, a Prefeita Manoela Peres informou que está atenta às solicitações dos servidores municipais: “Estamos trabalhando para dar melhores condições de trabalho não só aos guardas civis, mas para todos os servidores. Nossas equipes das secretarias de Finanças e Planejamento estão empenhadas em traçar caminhos para propor melhorias eficazes e sustentáveis”.

Para Marcos Vinícius Flores, comandante da Guarda Civil de Saquarema, este foi um grande passo para a corporação: “Em 25 anos, nunca um chefe do Executivo Municipal nos recebeu tão bem e tão desposto a trabalhar junto com a Guarda Civil. Estamos confiantes de que este é o bom momento para nós, guardas civis municipais”.

Em 2018, a Guarda Civil de Saquarema comemora vinte e cinco anos de fundação. Atualmente, a corporação conta com 104 componentes, sendo treze lotados na Guarda Civil Ambiental. Desde o início do ano, a corporação conta com o telefone 153 para atendimento ao cidadão. O telefone, que funciona na sede da Guarda Civil Municipal, atende denúncias e solicitações de serviços para a própria Guarda Civil e visa facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos, com um número mais simples de ser memorizado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support