Apesar da pandemia de Covid-19 e das restrições dela decorrentes, Saquarema fechou o período entre janeiro e dezembro de 2021 com o saldo de 866 vagas de trabalho criadas, conforme o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Os setores de serviços, indústria, comércio e agropecuária, nos quais houve saldo positivo, foram os responsáveis pelo bom resultado. Dos doze meses apurados, julho e novembro foram os melhores, com saldo de 233 e 208 vagas criadas, respectivamente. O setor de serviços foi o que apresentou o melhor saldo anual, com 643 vagas criadas.

Mesmo com o estabelecimento de regras para poupar a população da infecção pelo coronavírus, a Prefeitura de Saquarema não parou e enfatizou a realização de uma quantidade significativa de obras de saneamento e benfeitorias capazes de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Também incentivou, através de transparência e desburocratização, a criação de 924 novas empresas no município, e deu todo suporte possível aos produtores rurais, numa estratégia que acabou por contrabalançar as perdas sofridas pelo comércio, mais sensível à necessidade de circulação livre das pessoas.

“Ver dados oficiais que apontam a geração de empregos em um ano tão difícil nos mostra que estamos no caminho certo. Saquarema virou um grande canteiro de obras e uma cidade que apoia e incentiva o empreendedorismo. Continuamos trabalhando para que a cidade cresça e se desenvolva com oportunidades de trabalho, estudos, capacitação e ingresso no mundo empreendedor para todos os moradores”, afirmou Manoela Peres, Prefeita de Saquarema.

A pandemia acabou por se constituir num fator que incentivou a administração pública a aprimorar sua atuação em vários segmentos, com ações capazes de possibilitar à sociedade contrapartidas, em atenção e cuidados, que acabaram gerando emprego e renda.

Ao fazer o dinheiro circular, através de ações que deixarão um legado permanente, como as obras de infraestrutura; criar o Cartão Família Saquaremense para a compra de mantimentos e remédios, que ajudou no sustento de mais de 19.000 moradores, o que equivale a cerca 20% da população; instituir serviços públicos gratuitos nas áreas de saúde, como o atendimento psicológico, inclusive remoto; e até mesmo ao ofertar cursos preparatórios e profissionalizantes, abrindo novas oportunidades sem custo para o cidadão, Saquarema conseguiu amenizar os efeitos da crise e preparar a sociedade local para o fim da pandemia e o início de um novo ciclo.

Com o tanto que foi construído em pleno período adverso, a tendência é que em 2022, com a pandemia mais controlada e o retorno dos já tradicionais eventos esportivos e das atividades culturais presenciais e, consequentemente, do turismo, essas benfeitorias sobressaiam ainda mais. Diante de um quadro mais favorável e com menos restrições, tudo aponta para a aceleração na economia, gerando riqueza e a melhoria da qualidade de vida.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support