A Semana de Amamentação começou ontem (08/08) com uma palestra dedicada a explicar sobre os cuidados da saúde bucal e benefícios da amamentação das crianças e recém-nascidos. A conversa aconteceu no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth.

O projeto faz parte da campanha Agosto Dourado, que é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, e tem como base o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro”.

Na palestra, duas dentistas explicaram as vantagens da amamentação para a saúde bucal do bebê, tais como o melhor desenvolvimento das mandíbulas, garantindo uma respiração mais correta. Além disso, assuntos como a higiene bucal do recém-nascido e os cuidados com chupetas e mamadeiras foram abordados.

A Prefeita Manoela Peres, que esteve presente na ocasião, afirmou que apesar da recorrente dificuldade das mães para realizar a ação, amamentar é fundamental para a saúde do bebê, e também é indispensável para a aproximação entre a mãe e a criança. “Vocês estão de parabéns por buscar informação e aprimoramento para o cuidado com os filhos. Essa atitude é indispensável, tenho certeza que é um bom caminho para seguir”.

As mães que compareceram à palestra também tiveram um momento para elucidar dúvidas relacionadas ao tema, como cáries, escova de dente ideal, remédios que possam prejudicar a gengiva do bebê e sobre o benefício do flúor nas pastas de dente.