Depois de mais de dois anos sem a realização da etapa do campeonato mundial de surf na cidade, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, os comerciantes e empresários da rede hoteleira estão bastante confiantes com o aumento do fluxo econômico, através da realização do Oi Rio Pro CT 2022, em Saquarema.

Surfistas, turistas e admiradores do esporte estarão na cidade para os dias de competição, que prometem movimentar uma média de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. Uma prova disso é a média de ocupação dos meios de hospedagem que estão com capacidade elevada, em um período que é considerado de baixa temporada no município. As Pousadas Castelhana, Massai, Casa do Surf e do Suíço, localizadas no bairro onde fica a praia na qual será realizada a competição, já estão com 100% de suas acomodações ocupadas há pelo menos um mês.

Tatiana Moura, proprietária da Padaria Pão de Ló, em Itaúna, contou que preparou o seu comércio com mais de um mês de antecedência para o campeonato “Com os restaurantes lotados, as pessoas não querem aguardar tanto tempo por atendimento, então trocam o almoço por um lanche. O fluxo de pessoas é alto durante todo o dia, da hora que eu abro até a hora que eu fecho o meu estabelecimento” contou a empresária.

O mesmo acontece no Mercado de Itaúna, que na última edição do campeonato recebeu um número inesperado de visitantes “Em 2019 o estabelecimento quase não deu conta, devido à alta demanda registrada. O mercado precisou fechar as portas para controlar a entrada e a saída de clientes. Por conta deste episódio, esse ano nós já aumentamos em 50% o número de funcionários e intensificamos o treinamento deles, para que consigamos atender o público de maneira mais organizada e objetiva”, relatou Cristina Tanquini, funcionária do estabelecimento.

A fábrica de sorvetes e açaí, Mega Açaí, também fez importantes modificações em sua rotina para atender seus clientes “Nossa loja costuma abrir às 09 horas da manhã. Com a aproximação do evento e o alto fluxo de pessoas, nossa equipe de funcionários foi dobrada e nossa loja abrirá a partir das 07 horas”, explicou Paula Machado, funcionária da sorveteria.

“Para nós, é motivo de muita alegria e enorme satisfação saber que além de fomentarmos o turismo e as atividades esportivas, fomentamos diretamente a economia da nossa cidade. Depois de um período de pandemia onde o desempenho econômico foi severamente afetado, esta é uma forma de retomarmos o incentivo a nossa economia local. Por esse motivo a realização desta etapa será ainda mais especial para Saquarema”, finalizou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

O Oi Rio Pro CT 2022 será realizado entre os dias 23 e 30 de junho, na Praia de Itaúna. Os maiores surfistas do mundo visitarão Saquarema para participar da competição. A World Surf League, com o apoio da Prefeitura de Saquarema, está preparando uma extensa programação de atividades ao longo desses dias.