Prezados Contribuinte,

O site da Nota Fiscal sofreu mudanças operacionais. As informações contidas abaixo também estão disponíveis na área restrita. A ideia é facilitar o acesso ao sistema e proporcionar maior segurança durante a navegação.

 

Acesso Usuário Pessoa Física sendo responsável pela empresa

O sistema PRONIM NFS-e tem novidades sobre seus acessos ao portal, possibilitando mais de um usuário por Empresa, no qual ao final do cadastramento de uma ou mais pessoas, impossibilitará que empresas continuem utilizando seu CNPJ como usuário do sistema.

Este bloqueio será gradual, tendo a empresa o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias após o primeiro acesso ao sistema para efetivar a outorga de poderes à uma pessoa física, vinculando esta (pessoa física) naquela (empresa).

Aviso da necessidade de outorga de poderes

Fica a empresa obrigada a outorgar o acesso MASTER à uma pessoa física, num prazo de 45 dias após o primeiro acesso. Após o prazo, seu acesso será AUTOMATICAMENTE CANCELADO, sendo necessário efetuar o procedimento de “Solicitar acesso ao Sistema”.

Vincular uma pessoa física na empresa

Para permitir a outorga de poderes via procuração é necessário que se faça o vínculo da pessoa (outorgada) junto à empresa (outorgante). Essa funcionalidade está dentro da opção “Configurações de Sistema”.

É composto por duas opções: a) o cadastro de vínculo e b) consulta dos vínculos já cadastrados. (Assista o Vídeo no link no final desta página)

Cadastro

O cadastro é a inclusão de um vínculo de pessoa à empresa.

Há um outro botão ao lado titulado “Cadastrar procuração” que é um atalho para a funcionalidade de cadastro de procurações. Este cadastro está disponível apenas para prestadores.

Procuração para utilização de serviços externos

É necessário a outorga de poderes para acessar o sistema. Nesse sentido, a funcionalidade de procuração foi adicionada ao sistema para permitir tal procedimento.

O cadastro e manutenção da procuração pode ser encontrado na opção “Configurações do Sistema”.

A funcionalidade está separada em duas opções: a) cadastro de procuração e b) consulta das procurações, que serão detalhadas a seguir:

Cadastrar

Para cadastrar uma procuração é necessário que informe o CPF cadastrado no vínculo de pessoa com a empresa, preencher as informações necessárias e definir quais funcionalidades serão outorgadas à pessoa.

Quando fora a primeira procuração sendo cadastrada na empresa, ela automaticamente será uma procuração de usuário máster, dando plenos poderem como administrador da empresa. Como toda procuração, a vigência desta deve ser informada, tendo como o máximo de 5 (cinco) anos.

As funcionalidades são as rotinas disponibilizadas no sistema das quais a procuração irá permitir que o outorgado as utilize. Escolha livremente dentro da lista de funcionalidades disponibilizadas no quando “FUNCIONALIDADES”. (Assista o Vídeo no link no final desta página)

Obs.: Após vincular uma pessoa a empresa, não será mais permitido o acesso pelo CNPJ da Empresa, e sim o acesso pelo CPF da pessoa.

 

Clique no link a seguir para baixar o Manual completo:

Manual para o novo procedimento de acesso

Clique no link a seguir para visualizar os vídeos dos tutoriais que preparamos para vocês:

Tutorial do Acesso de empresa já credenciadas na NFS-e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support