A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o programa PrEP Saquarema. Voltado a todas as pessoas que estão expostas à infecção por vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) vai oferecer tratamento farmacológico gratuito aos pacientes residentes na cidade.

A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção e promover uma vida sexual mais saudável. O tratamento, ora descentralizado pelo SUS, combina medicamentos em um único comprimido, impedindo que o HIV se estabeleça no organismo. Importante destacar que a PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.

De acordo com o médico infectologista Rodrigo Neves, da Secretaria Municipal de Saúde, qualquer pessoa sexualmente ativa pode ficar exposta ao vírus HIV. Contudo, há grupos sensíveis para os quais a PrEP é indicada: “Comumente, a PrEP é prescrita para os grupos em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV. Podemos citar homens que fazem sexo com homens; população trans; profissionais do sexo; e casais sorodiferentes (quando um possui HIV e o outro não) que têm relações sexuais sem usar camisinha”. Uma das condições para participação no programa é que, a contar do dia da consulta, o paciente não tenha passado por exposição sexual de risco (sem preservativo) há menos de 30 dias.

O atendimento do programa PrEP Saquarema terá início de forma on-line, pelo WhatsApp número 22 99848-1209. Após iniciar contato, serão feitas algumas perguntas às quais o paciente deverá responder para agilizar o atendimento. No dia da consulta, será necessário apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que possuírem o comprovante de vacinação contra a Hepatite B também deverão apresentar o documento.

As consultas serão realizadas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona na Rua Waldyr Macedo 180, casa 1 – Verde Vale, ao lado da Cidade da Saúde. Os atendimentos ocorrerão das 09 às 14 horas por ordem de chegada.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support