A Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada para o resgate de um Mico-leão-dourado. Moradores do bairro Itaúna entraram em contato com os agentes, pois encontraram o bichinho ferido em seu quintal. O animal foi resgatado e encaminhado para o instituto BW, onde foi realizado exame de imagem que constatou uma lesão na coluna provocada por arma de ar-comprimido (chumbinho).

O mico-leão-dourado

Nativo da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é listado como “Em Perigo” tanto pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN quanto pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio. A espécie é um dispersor de sementes e, ao desempenhar esse papel, auxilia na regeneração da floresta, cujo desmatamento é o principal problema associado à sua extinção

De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no seu artigo 32, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone 22 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support