A Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada para o resgate de um Mico-leão-dourado. Moradores do bairro Itaúna entraram em contato com os agentes, pois encontraram o bichinho ferido em seu quintal. O animal foi resgatado e encaminhado para o instituto BW, onde foi realizado exame de imagem que constatou uma lesão na coluna provocada por arma de ar-comprimido (chumbinho).

O mico-leão-dourado

Nativo da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é listado como “Em Perigo” tanto pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN quanto pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio. A espécie é um dispersor de sementes e, ao desempenhar esse papel, auxilia na regeneração da floresta, cujo desmatamento é o principal problema associado à sua extinção

De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no seu artigo 32, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone 22 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.