O primeiro “Dia D” da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica foi um sucesso! No total, 6.725 animais foram vacinados. Os postos foram montados nas ESFs dos bairros Bicuíba, Vilatur, Bonsucesso, Água Branca, Barreira, Mombaça, Barra Nova, Rio Seco, Rio Mole e Rio d’Areia, e ficaram disponíveis das 09h às 16h.

Durante a campanha, todos os protocolos de segurança sanitária em razão da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o uso de álcool em gel, foram respeitados pelos 138 funcionários e voluntários envolvidos na campanha.

Destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade, a vacinação antirrábica é extremamente necessária para a saúde dos animais. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, em período de cio ou amamentando; não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia. Animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico também não podem ser imunizados.

A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente, já que é a principal forma de prevenção contra a raiva. A doença é infecciosa viral aguda, ou seja, é transmitida por um vírus que afeta todos os mamíferos, com letalidade de aproximadamente 100%. O contágio no ser humano pela raiva acontece pela mordida de cão ou gato.

Em Saquarema, a Campanha de Vacinação Antirrábica é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Vigilância em Saúde, e conta com o apoio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Agricultura. A vacinação continuará ao longo dos meses em diferentes pontos do município e o segundo “Dia D” ocorrerá no dia 13 de novembro. Para saber as datas e locais que receberão o posto volante, basta acessar o site oficial do município: saquarema.rj.gov.br