O primeiro Chamamento Público do Programa Novo Cidadão superou todas as expectativas! De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação da Prefeitura de Saquarema, 1051 candidatos se inscreveram no processo de seleção que destinará 145 vagas para moradores da cidade, entre 18 e 29 anos, ou com mais de 50 anos, atuarem na estrutura do Executivo Municipal.

Criado pela Lei nº 2.247 de 01 de junho de 2022, o programa tem como objetivo auxiliar na qualificação profissional e inclusão produtiva do jovem e do trabalhador desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda, residentes no Município de Saquarema, visando estimulá-los na busca por ocupação, bem como ampliar suas oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

O participante do Programa Novo Cidadão, pelo desempenho das atividades, receberá bolsa-auxílio no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais. Aqueles que possuem despesas de deslocamento, também receberão auxílio-transporte no valor de R$100,00 (cem reais) mensais, pago em conjunto com a concessão da bolsa. O participante também terá direito a seguro contra acidentes pessoais.

Número de inscritos supera expectativas

Inicialmente planejado para 700 inscrições, o Programa Novo Cidadão recebeu 1051 inscrições para os cargos/atividades disponíveis. Para a vaga de Apoio à Inclusão Escolar, 76 pessoas se inscreveram. Já para a vaga de Apoio à Educação Infantil, houve 328 candidaturas. Para Auxiliar Administrativo: 278; Auxiliar de Secretaria Escolar: 177; Auxiliar de Informática Educativa: 64; Auxiliar de Cuidados ao Idoso: 79; Auxiliar de Cuidados à Criança e ao Adolescente: 49.

“O processo de inscrição ocorreu perfeitamente, com todos os presentes sendo atendidos. Agora, a Comissão do programa fará toda a seleção dentro dos critérios do Edital para realizar a divulgação dos resultados nas datas estipuladas pela Administração”, informou o secretário municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho.

De acordo com o edital de abertura do Chamamento Público, o resultado preliminar será divulgado no dia 22/07, com período de recurso para o dia 25/07. O resultado final será divulgado no dia 26/07. Todos os documentos poderão ser consultados na página do Chamamento Público 004/2022, no site da Prefeitura de Saquarema.