O Parque Estadual da Costa do Sol, situado na Região dos Lagos e administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), promoveu, na semana passada, o curso de capacitação de agentes de prevenção a incêndio e defesa florestal no núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Participaram do curso 35 servidores que atuam na área ambiental dos municípios abrangidos pela unidade de conservação: Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Na sexta-feira (5/5), os servidores participaram de atividade prática de simulação de incêndio e empregaram técnicas que aprenderam, durante o curso, para debelar o foto. Também houve exposição dos equipamentos utilizados pelos guarda- parques para combater as chamas.

Ministrado pelo Serviço de Guarda Parques do Inea, o curso abrangeu quatro módulos que abordaram os temas Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei nº 9.985/2000), características dos parques, biodiversidade, legislação ambiental e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais. A capacitação foi encerrada com a atividade prática.

Fonte: Casa Civil