CENTRO DE BACAXÁ

 

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS

DE REURBANIZAÇÃO

 

Serão inauguradas no dia 13 de setembro, terça feira, às 20 horas, na Praça Santo Antônio, as Obras de Reurbanização do Centro de Bacaxá.

Como é a maior obra de infraestrutura urbana de Saquarema, registramos informações importantes sobre mudanças no paisagismo e acessibilidade, que tiveram o objetivo de trazer melhorias para a população.

PRAÇA E RUAS REURBANIZADAS

Praça Santo Antônio, ruas Prof. Francisco Fonseca, Alfredo Menezes, Prof. Souza, José Beijo de Amorim, Beatriz Amaral, Segisfredo Bravo, Heitor Bravo, Pereira. e  Avenida Saquarema. Algumas ruas tiveram que ser totalmente reurbanizadas.

TRAVESSIA DE PEDESTRES PELA PRAÇA DE BACAXÁ

Você deve usar a Praça de Santo Antônio para acessar o Banco Itaú, a Igreja de Santo Antônio, a Rua da Secretaria de Educação, calçadão etc.

A Praça facilita e dá segurança para a travessia de pedestres.

Não há necessidade de circular em volta da Praça e correr riscos.

TRAVESSIA DE PEDESTRES: MOTORISTAS E POPULAÇÃO

Travessia de pedestres: questão de cidadania. Quem está atravessando a rua merece atenção especial.

Os motoristas devem colaborar com a população dando prioridade a quem está atravessando a via.

O pedestre, por sua vez, deverá utilizar os locais destinados a travessias, para sua maior segurança e comodidade.

Obedeçam à sinalização.

PARQUINHO DA PRAÇA DE BACAXÁ

Aos senhores pais e responsáveis, informamos que as crianças têm agora um novo espaço para lazer, com vários brinquedos e, o que é também importante, com a segurança de um piso emborrachado, que visam protegê-las de acidentes por quedas, principalmente. Como é de se esperar, os cuidadores deverão acompanhar as crianças em seu lazer.

ANFITEATRO DA PRAÇA DE BACAXÁ

É um espaço democrático, que foi pensado para a realização de pequenos eventos culturais, religiosas e até esportivos. É um local adequado para reuniões.

CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS E ESTACIONAMETO

Saquarema cresceu populacionalmente e em número de veículos circulando. O ordenamento do trânsito definiu trajetos mais dinâmicos e destinou vagas para estacionamento. O projeto de reurbanização considerou a mobilidade urbana e principalmente a acessibilidade da população.

PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS

Além de um novo paisagismo, trouxe melhorias para quem se desloca a pé pela cidade. Como a área reurbanizada tem intensa circulação de pessoas para os estabelecimentos comerciais, instituições bancárias, hospital e policlínica municipal, escolas e igreja, a padronização de calçadas oferece mais comodidade e segurança à população.

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES

É questão de inclusão social. A população deve colaborar com os deficientes. Os estacionamentos sinalizados e destinados exclusivamente para portadores de necessidades especiais asseguram, com suas rampas uma prioridade essencial para essas pessoas. A parte da calçada que permite o deslocamento seguro dos deficientes visuais, exigem que a população deixe o trajeto livre e até mesmo oriente essas pessoas, porque sendo uma novidade nem todos sabem dessa melhoria.

ILUMINAÇÃO DA PRINCIPAL RUA DO COMÉRCIO

A rua Prof. Francisco Fonseca recebeu iluminação moderna e rede elétrica subterrânea, que se estende até o início da Avenida Saquarema. A concessionária de energia elétrica AMPLA fará a retirada da antiga fiação. Após a retirada, o paisagismo local será beneficiado pela harmonia arquitetônica das obras.