A Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil Municipal, realizará diversas alterações no trânsito dos bairros da cidade por conta dos desfiles de blocos de carnaval. Há modificações nas regiões de Itaúna, Jaconé, Vilatur, Areal, Centro e Bacaxá.

As interdições terão início na sexta-feira, dia 17, e seguirão até a terça-feira, 21. Nos pontos de interdição, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública colocará agentes de trânsito e guardas civis para orientar motoristas e pedestres que utilizam as vias, bem como informando desvios e rotas alternativas.

No Centro de Saquarema, as alterações acontecerão em toda a área do Centro Histórico. Quem chega na cidade pela Ponte Darcy Bravo não poderá acessar a Travessa Francisco Vignoli, que estará com sentido invertido vindo da Rua Coronel Madureira. Já a Rua Dr. Luiz Januário terá desvio parcial da altura do Supermercado Batista até a Praça do Artesanato.

As ruas Barão de Saquarema e a Rua Cecília dos Santos Souza (rua dos Correios) também estarão com desvios parciais. A Avenida Ministro Salgado Filho estará com bloqueio na altura do restaurante Saquasuco. Quem vier pela orla deverá entrar na Rua Tenente Genésio e acessar a Avenida Oito de Maio.

No bairro Areal, área onde serão realizados os desfiles dos trios elétricos, o bloqueio será realizado na Rua Barão de Saquarema (altura da Colônia de Pescadores) até a rotatória da Ponte do Girau. O motorista que vier do bairro Jardim deverá acessar o Centro pelo bairro Gravatá.

Os moradores do bairro Areal que possuem carros ou motocicletas deverão retirar as credenciais de trânsito livre para o Carnaval 2023 na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (Praça dos Pescadores, Centro). O documento deverá ser fixado no painel/vidro do carro, de forma que fique visível aos agentes de trânsito que atuarão no local. Para retirada da credencial, é necessário documento de identificação (RG ou CNH) e Comprovante de Residência. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo funciona das 09 às 17 horas.

Em Itaúna, as interdições serão realizadas na Avenida Oceânica, no trecho entre a Rua dos Pescadores e a Rua dos Robalos. Também haverá bloqueios nos acesso à Avenida Oceânica pelas ruas das Garças e Tainhas.

No Centro de Bacaxá, as alterações serão realizadas na Rua Alfredo Menezes, no trecho entre a Praça de Santo Antônio e a Rua Rosa Ferreira.

Em Jaconé, as modificações serão realizadas na RJ 102, a Avenida Beira Mar, na altura da Orla da Rua 96. Motoristas e demais usuários da via que seguem para a região da Avenida 1 terão que acessar a Rua 96 e se deslocar pelas ruas internas do bairro para poder retornar à Orla.

Já no bairro de Vilatur, as modificações serão realizadas no trecho da Avenida Beira Mar, próximo aos quiosques. O trecho estará bloqueado, com sinalização instalada pela Guarda Civil Municipal.

Todos os desvios e alterações poderão ser revistos e ampliados, de acordo com a necessidade da Guarda Civil, com o objetivo de dar mais segurança aos usuários das vias.