A Guarda Ambiental de Saquarema recebeu um chamado feito por populares, na manhã da quarta-feira, 10 de abril, para resgatar um bicho preguiça que estava próximo à praia de Vilatur. O animal, um macho, adulto, pesando 7,2kg e medindo 68cm da cabeça à cauda, foi resgatado e identificado como sendo da espécie preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus). Após constatado seu bom estado de saúde, o espécime foi solto em uma área de preservação ambiental do município.

A preguiça-de-coleira

Trata-se de um mamífero endêmico da Mata Atlântica que recebe esse nome devido à mancha escura que possui na nuca e se assemelha a uma coleira. A preguiça possui hábitos solitários e baixa temperatura corporal, razão pela qual está sempre em busca de sol. Sua principal característica é a lentidão de movimentos, o que o torna bastante suscetível a qualquer ameaça. Embora possam caminhar pelo solo e até mesmo nadar, passam a maior parte de suas vidas nos galhos altos das árvores, descendo uma vez a cada oito dias para defecar no solo. O animal costuma passar de 60% a 80% do dia dormindo. Apesar de ser um animal aparentemente tranquilo, suas garras são fortes e afiadas, podendo causar acidentes graves caso não seja manuseada corretamente.

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, através da Guarda Ambiental de Saquarema, alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de vulnerabilidade, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support