Na tarde desta quarta-feira (23), um jacaré de 1,6 metros foi resgatado por agentes da Guarda Ambiental, no bairro Madressilva. O animal estava dentro de uma residência, quando moradores notaram a sua presença e acionaram a guarda, que imediatamente se dirigiu ao local para realizar o resgate.

Os agentes adotaram técnicas usadas em captura, para não causar estresse no animal. Após o resgate, o jacaré foi avaliado e, como estava sem ferimentos e em boas condições de saúde, foi reintroduzido em seu habitat.

O animal resgatado foi identificado como sendo da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos. São animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone (22) 99279-0540 ou do e-mail: guardaambiental@saquarema.rj.gov.br  e solicitar o resgate.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support