Na tarde desta quarta-feira (23), um jacaré de 1,6 metros foi resgatado por agentes da Guarda Ambiental, no bairro Madressilva. O animal estava dentro de uma residência, quando moradores notaram a sua presença e acionaram a guarda, que imediatamente se dirigiu ao local para realizar o resgate.

Os agentes adotaram técnicas usadas em captura, para não causar estresse no animal. Após o resgate, o jacaré foi avaliado e, como estava sem ferimentos e em boas condições de saúde, foi reintroduzido em seu habitat.

O animal resgatado foi identificado como sendo da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos. São animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone (22) 99279-0540 ou do e-mail: guardaambiental@saquarema.rj.gov.br  e solicitar o resgate.