Na manhã deste domingo, 30, a Guarda Ambiental  e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ foram acionados para efetuar o resgate de uma cobra coral na Escola Municipal Gustavo Campos da Silveira, no Centro, em Saquarema. O animal foi avistado por eleitores, que aguardavam na fila para votação.

Os agentes chegaram rapidamente no local, onde foi realizada a captura da serpente. Feito contato com o Instituto Vital Brazil, em Niterói, o animal foi entregue para identificação e constatado se tratar de uma coral-verdadeira. Sendo assim, permanecerá aos cuidados do instituto para pesquisas e produção de soro antiofídico.

A cobra coral

A cobra coral é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possui um veneno neurotóxico muito potente. A chamada cobra coral-verdadeira é de difícil identificação. Não é simples diferenciar a espécie verdadeira da falsa-coral (não peçonhenta), por conta das possíveis variações na pigmentação que impossibilitam uma análise correta, que só é precisa com a observação da dentição.

 

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população para a importância de não manipular serpentes. As orientações, no caso de avistamento desses animais, são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda através do telefone 22 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support