Na manhã deste domingo, 30, a Guarda Ambiental  e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ foram acionados para efetuar o resgate de uma cobra coral na Escola Municipal Gustavo Campos da Silveira, no Centro, em Saquarema. O animal foi avistado por eleitores, que aguardavam na fila para votação.

Os agentes chegaram rapidamente no local, onde foi realizada a captura da serpente. Feito contato com o Instituto Vital Brazil, em Niterói, o animal foi entregue para identificação e constatado se tratar de uma coral-verdadeira. Sendo assim, permanecerá aos cuidados do instituto para pesquisas e produção de soro antiofídico.

A cobra coral

A cobra coral é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possui um veneno neurotóxico muito potente. A chamada cobra coral-verdadeira é de difícil identificação. Não é simples diferenciar a espécie verdadeira da falsa-coral (não peçonhenta), por conta das possíveis variações na pigmentação que impossibilitam uma análise correta, que só é precisa com a observação da dentição.

 

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população para a importância de não manipular serpentes. As orientações, no caso de avistamento desses animais, são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda através do telefone 22 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.