Na última semana, a Guarda Ambiental de Saquarema e o  Instituto Vital Brazil promoveram um curso de capacitação em manejo de animais peçonhentos para alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Faetec de Bacaxá, membros de  outras instituições como: Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio ambiente de Cabo frio, Guarda Municipal de Cabo frio e estudantes do curso de veterinária da UFRJ.

O mesmo curso já havia acontecido no mês de outubro para agentes de diversas guardas municipais e ambientais da Região dos Lagos, mas com o aumento da procura por outras instituições, a Guarda Ambiental abriu uma nova turma, com cerca de 70 participantes.

Os participantes tiveram aulas teórica e prática sobre as principais espécies de animais peçonhentos, o uso de equipamentos de proteção individual para evitar acidentes com picadas, as principais formas de manejo de serpentes, além da importância ecológica desses animais e a necessidade de boa relação com todas as espécies da natureza.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone (22) 99279-0540 e do e-mail: guardaambiental@saquarema.rj.gov.br  e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Vale destacar que, em caso de acidentes com animais peçonhentos, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao hospital. Caso não haja possibilidade, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros via 193.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support