Na tarde da sexta-feira, dia 28, os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema foram acionados para realizar o resgate de um jacaré, medindo cerca de 45cm, que estava no quintal de um morador no bairro Jardim. Resgatado, o filhote identificado como sendo da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi levado para avaliação veterinária e, como estava em boas condições de saúde, foi reintroduzido em seu habitat.

O jacaré

Espécie de hábitos noturnos, os jacarés durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos e são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies, uma vez que se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento para os peixes e outros seres vivos aquáticos.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support