Nesta segunda-feira, dia 06, agentes da Guarda Ambiental de Saquarema foram acionados para resgatar cobra coral que se encontrava na Praça do Coração, no Centro da cidade. A serpente foi identificada como uma cobra-coral-verdadeira e, como estava em boas condições de saúde, foi logo após solta em seu habitat.

Veneno de alta toxidade

A cobra-coral-verdadeira se destaca pela coloração bastante característica, formada por anéis pretos, vermelhos, brancos e amarelos. Essa coloração é conhecida como aposemática ou coloração de aviso, uma vez que indica perigo, por geralmente ser encontrada em animais venenosos. Esse padrão de cores é frequentemente copiado por uma espécie conhecida como falsa-coral, um grupo não peçonhento que, ao copiar a cor da coral-verdadeira, espera afugentar predadores.

Considerada uma das serpentes mais venenosas do Brasil, a coral-verdadeira possui veneno de alta toxicidade que afeta o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade de falar. No entanto, aos poucos, a peçonha começa a afetar o restante do sistema nervoso, provocando paralisia de músculos importantes, como os do coração e do diafragma. Apesar de perigosa, a coral-verdadeira é muito tímida, raramente ataca e vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são tentar a captura, manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda, pois os agentes são devidamente treinados e preparados para este tipo de trabalho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support