Na noite do domingo, 01, os agentes da guarda ambiental de Saquarema foram acionados para realizar o resgate de um tamanduá-mirim, no bairro Jardim. Por se tratar de um pequeno mamífero, o animal não representa grandes riscos para os humanos. No entanto, suas garras são grandes e afiadas, podendo causar ferimentos. O animal foi resgatado e por estar em boas condições de saúde foi solto em área de preservação.

Na segunda, 02, foram realizados dois resgates de cobras. Em Barra Nova, a guarda ambiental foi acionada para resgate de um filhote de jiboia que estava no quintal de uma moradora. Outro resgate foi realizado em Bicuíba, referente a uma serpente chamada Philodryas patagoniensis, conhecida como papa-pinto. Trata-se de uma espécie com hábitos mais diurnos, que geralmente é vista no solo. Se alimenta de pequenos vertebrados, como rãs, ratos e aves. É ovípara e pode ser agressiva. Apesar de ser considerada não peçonhenta, produz veneno e possui dentes inoculadores no fundo da boca. Com isso, pode causar acidentes leves a moderados, já que o seu veneno é pouco ativo em seres humanos. Ambas estavam em boas condições de saúde e foram soltas em seu habitat.

É de extrema importância, que os animais sejam resgatados e logo devolvidos para seu habitat natural, para a certeza de um meio ambiente totalmente ecológico e equilibrado. Não só as serpentes, mas todos os seres vivos fazem parte de uma grande e complexa cadeia alimentar, onde a falta de um causa a superpopulação de outro, que por sua vez causa a diminuição de outra espécie, desequilibrando todo o meio ambiente. No último trimestre, entre corujas, lagartos, jabutis e até um jacaré, foram resgatados em Saquarema 95 animais. Os campeões de ocorrência foram os gambás e as cobras com, respectivamente, 44 e 18 espécimes devolvidos à natureza. Já os bairros onde mais houve resgates foram Itaúna, Porto da Roça, Bacaxá e Jaconé, totalizando 36 atendimentos.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support