Uma das mais tradicionais festas religiosas do país já vai começar em Saquarema! A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, está apoiando mais um tradicional Círio de Nazareth. A festa, que é a mais antiga do país, será realizada do dia 27 de agosto a 9 de setembro.

Para comemorar a 393ª edição do Círio, a Prefeitura de Saquarema está montando uma programação festiva, que se juntará à programação religiosa organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Durante a festa, shows serão realizados nas praças do Coração e do Artesanato, no Centro de Saquarema.

A primeira atração a subir ao palco será a Rosalu, no dia 06 setembro. Já no dia 07, feriado da independência do Brasil, será a vez da dupla Jeferson e Daniel,e, no dia 09 de setembro, encerrando a programação, o cantor Thiago Brado levará ao público os sucessos da música católica. Todos os shows serão realizados na Praça do Coração, próximo à igreja matriz.

No dia 08, data em homenagem à Padroeira, toda a programação será religiosa e contará com missas e procissões pela cidade.

Devoção à Padroeira

Em 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz, após uma grande tempestade, pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazareth.

A imagem foi levada para a casa de um pescador e lá, teve início ao culto à Virgem de Nazareth, com orações como a reza do terço e ladainhas. De acordo com relatos, muitas graças e prodígios começaram a acontecer, porém o de maior destaque é que a imagem sempre amanhecia no local onde foi encontrada. Ela era levada pra casa do pescador e no dia seguinte a imagem estava novamente no local da aparição.

Vendo isso como um sinal Divino, o padre responsável pela região de Saquarema decidiu, junto com os pescadores, construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Nazareth e pra lá conduziram a imagem da Virgem Maria.

Devido à fama de milagrosa, a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos. Então, em 1660 começaram os esforços para construção de uma Igreja maior a fim de abrigar a imagem da Virgem de Nazareth, sendo concluída e inaugurada a atual Igreja Matriz no ano de 1837.

Confira a programação religiosa: