Sucesso! Esta palavra pode definir a 3ª edição da Feira Literária Internacional de Saquarema, a FLIS, realizada entre os dias 11 e 20 de novembro. A cidade que é o Maracanã do Surf se transformou na cidade da literatura, com uma feira que teve a maior estrutura já montada e também atingiu outros números históricos!

Com aproximadamente 100 mil pessoas visitando a FLIS nos dez dias de evento, a feira celebrou a magia da literatura brasileira com foco na cultura indígena. Realizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, no Campo de Aviação, no Centro, o festival literário conquistou o público e teve como homenageada a escritora e ativista indígena Eliane Potiguara, reconhecida por sua incansável luta em prol dos direitos dos povos indígenas e finalista do prestigiado Prêmio Juca Pato.

Eliane Potiguara é considerada a primeira escritora indí­gena do Brasil. Também é Embaixadora Universal da Paz em Genebra e teve seu nome indicado após a reunião do Cí­rculo Universal dos Embaixadores da Paz, entidade ligada à ONU para trabalhar a favor da paz no mundo. Ela também é professora, escritora, poeta, ativista, empreendedora social de origem étnica potiguara de seus avós, migrantes nordestinos. Formada em Letras e Educação pela UFRJ, possui 7 livros publicados e teve seus textos publicados em diversos sites, antologias e e-books nacional e internacional.

Grandes nomes da literatura nacional também marcaram presença na FLIS 2024, incluindo Thalita Rebouças, Conceição Evaristo, Ondjaki, Paula Pimenta, Roseana Murray, Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã e Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024, a premiação literária mais tradicional do Brasil.

“A Feira Literária de Saquarema é mais do que um evento; é um momento de união da comunidade em torno da literatura e da cultura. Ver a cidade vibrar com a presença de renomados escritores e artistas é motivo de orgulho para todos nós. Assim como nos outros anos, nossa FLIS foi um sucesso e já está deixando saudades para a próxima edição, em 2025!” – disse empolgada a Prefeita Manoela Peres.

Assim como nas duas primeiras edições, os alunos da Rede Municipal de Educação receberam vouchers para a aquisição de livros dentro da feira. Todos os alunos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) receberam o equivalente a 200 (duzentos) reais para adquirir qualquer livro nos stands das 80 editoras participantes na feira. A inclusão também teve destaque na FLIS deste ano, com a “Oficina Musical Inclusiva” e a “Contação de Histórias com Acessibilidade” garantindo atividades adaptadas para todos os públicos.

O encerramento da FLIS ocorreu no Dia da Consciência Negra, com a participação da Intelectual “Diferentona” Bárbara Carine, que fez uma palestra sobre suas obras “Querido Estudante Negro” e “Como Ser um Educador Antirracista”. Durante a conversa, a autora abordou a importância da educação antirracista e o fortalecimento da identidade negra no ambiente escolar, destacando como esses temas são essenciais para combater o racismo estrutural na sociedade. A cantora Bia Bedran realizou um super show para encerrar a terceira edição da FLIS 2024 com chave de ouro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support