Na última semana, o distrito de Sampaio Corrêa recebeu a Feira da Agricultura Familiar, que também contou com a Exposição Natalina do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento ocorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro no Parque de Exposições Marcos Catarino e foi realizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e em parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro (ACCMMERJ) e a Expresso Eventos. Vinte e um produtores nos segmentos entre agricultura familiar, plantas e artesanatos puderam vender seus produtos, além de 8 empreendedores do ramo alimentício, que formaram a praça de alimentação do local.
“A feira do produtor serve não só como incentivo à produção familiar, mas também como alternativa/meio para que os agricultores consigam garantir a sua permanência e de sua família no espaço rural. Os produtores rurais são responsáveis por grande parte dos alimentos que consumimos diariamente e eles trabalham incansavelmente para garantir que os produtos cheguem frescos e de qualidade na feira”, afirmou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.
Exposição reúne animais de várias partes do país
Em outra área do Parque de Exposições de Sampaio Corrêa, foi realizada a Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que contou com a participação de 138 animais para competições de marcha e morfologia. Durante todos os dias do evento, 15 haras dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e São Paulo estiveram presentes.
O início da criação do cavalo Mangalarga Marchador se deu em 1812, quando Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, recebeu do príncipe regente Dom João VI um cavalo da Codelaria Álter do Chão. O Barão então utilizou este cavalo em cruzamento com suas éguas. Nasceu assim a base do Mangalarga Marchador. As bases de seleção do cavalo Mangalarga Marchador priorizam a marcha, denominada de marcha batida ou então marcha picada, que se caracterizam pelo apoio tripedal, ou tríplice apoio, isto é, em determinado momento da marcha, três membros do animal se apoiam no solo, dando característica mais cômoda ao andamento.
Destacam-se sua cabeça longa e seus olhos escuros, grandes e inteligentes. A espádua é obliqua, e a cernelha, saliente. Seu dorso é curto, seu lombo forte, e sua garupa arredondada e musculosa, com a cauda de inserção baixa. Com pernas longas e resistentes, uma das suas principais características é a marcha batida, com um andamento bastante confortável. São animais bastante dóceis e pesam, em média, 400 quilos. Hoje, o cavalo Mangalarga Marchador é muito utilizado em provas de conformação, provas de marcha, enduro, cavalgadas e até mesmo para salto.
Oportunidade de estágio
A exposição do Mangalarga também foi uma oportunidade para aprimorar o conhecimento e colocar em prática os conteúdos acadêmicos dos alunos de Medicina Veterinária participantes do Programa Conexão Universitária (COUNI). Nos três dias de evento, 69 estudantes puderam agregar conhecimento em suas formações, estagiando durante todo evento em diferentes setores.
No último dia do evento foram homenageados criadores e apresentadores da raça do Município de Saquarema, como forma de reconhecimento e agradecimento a toda dedicação e investimento no município.