Muito mais que projeção internacional, a etapa brasileira do Mundial de Surf da WSL rendeu excelentes números para o município de Saquarema! Nesta semana, a EY (Ernst Young), renomada empresa multinacional de serviços profissionais com sede em Londres, Inglaterra, enviou o relatório da consultoria prestada à WSL com os impactos do torneio na cidade. Com números bem acima dos inicialmente previstos, a competição se mostra como um dos principais eventos do calendário turístico e cultural saquaremense.

O evento foi realizado em Saquarema entre os dias 23 e 30 de junho e injetou 73 milhões de reais na economia local. Com 54 surfistas profissionais de elite, a WSL montou a maior estrutura da história das competições em todo o planeta, com mais de 3.100 metros quadrados de área construída e 700 metros de extensão. Mais de 500 profissionais estavam envolvidos, sendo 228 saquaremenses.

Com média de 40 mil pessoas por dia na praia, o evento foi o responsável pela ocupação total dos leitos hoteleiros da cidade. Esses mesmos turistas gastaram, diretamente, 27 milhões de reais na cidade, divididos da seguinte forma: 12 milhões em bares e restaurantes; 8 milhões em hotéis e pousadas; 3 milhões em demais serviços.

Saquarema na vitrine do mundo

Durante a etapa do Mundial de Surf, a visibilidade de Saquarema para o mundo teve grande crescimento. De acordo com dados da EY, 9,1 milhões de pessoas acompanharam as competições pela TV ou aplicativos de streaming, atingindo a marca de 2,9 milhões de horas assistidas. Nos canais SporTV, mais de 30 horas de programação liberadas para todo o planeta. O retorno de mídia para todos os patrocinadores foi avaliado em mais de 30 milhões de reais.

Além da divulgação nas mídias tradicionais, 25% das pessoas souberam da etapa brasileira pelas redes sociais da Prefeitura de Saquarema. Outros 4% através das mídias de atletas e 14% pelas redes sociais da WSL. Matérias com impacto na imprensa geraram 1003 artigos durante o mês da etapa brasileira. Foram diversas menções à WSL e ao Oi Rio Pro durante a semana do evento em Saquarema nos principais canais de notícias do Brasil, da imprensa esportiva aos meios mais tradicionais de jornal. O CT e Saquarema foram mencionados ao longo de todo o evento, nas matérias de jornais, redes sociais e na televisão.

“O relatório apresentado pela EY e pela WSL à Prefeitura nos deixou animados. São números consistentes, que demonstram como a cidade é beneficiada com a etapa brasileira do Mundial. É um torneio que mexe com o Turismo, com a Economia, com a cultura do Esporte e com o Meio Ambiente”, informou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Não tem como falar do surfe no Brasil sem falar de Saquarema. A casa da etapa brasileira do Circuito Mundial tem uma história especial com a popularidade da modalidade no país. Saquarema recebeu uma excelente avaliação dos turistas presentes que prestigiaram o evento. O público que respondeu se voltaria para a cidade também respondeu se suas expectativas foram atendidas e 64% afirmaram que atendeu totalmente e 29% que tiveram suas expectativas
superadas”, informou a Prefeita Manoela Peres.

Legado social e ambiental

Outros números também merecem destaque no relatório. Durante o Mundial de Surf, 12 escolas e mais de quinhentas crianças estiveram envolvidas no evento, com ações de educação e conscientização ambiental. Duzentas mudas de árvores nativas serão plantadas no bairro de Itaúna até o final do mês de agosto.

Por falar em reciclagem, 1,2 tonelada de lixo foi recolhida durante os dias de competições. Todo plástico recolhido será transformado em 20 bancos para a orla da cidade. Todas as ações ambientais ocorreram em parceria com a ONG Blue Birds.

Mais eventos em 2022

Saquarema é a única cidade do mundo a receber três eventos diferentes da WSL. Além da etapa do Mundial, para os atletas profissionais, a cidade receberá, ainda este ano, a 2ª edição do Saquarema Surf Festival, maior evento brasileiro dedicado ao esporte e que também valerá pela etapa do WSL Qualifying Series e para as seletivas sul-americanas para os mundiais das categorias Pro Junior e Longboard. A competição será no mês de outubro, entre os dias 17 a 23.

Já em novembro, é a vez do Corona Saquarema Pro, apresentado pelo Banco do Brasil. O torneio é válido pela Challenger Series e também será realizado na Praia de Itaúna.