A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas palestras com alunos, pais e responsáveis, sobre Educação Sexual e métodos contraceptivos. Os encontros são mediados pelas ESFs e equipes de Promoção da Saúde.

Nesta quarta-feira, 14, as equipes do posto de Estratégia de Saúde da Família do bairro Barreira realizaram um “Dia D” de inserção de DIU (dispositivo intrauterino). Diversas pacientes que estavam na fila de espera para inserção do contraceptivo foram atendidas. Além disso, houve uma palestra sobre o DIU com as pacientes, retirada de dúvidas e informações importantes sobre o método.

Já na Escola Municipalizada Beatriz Amaral, no Rio d’Areia, as equipes de Promoção da Saúde conversaram com pais e responsáveis sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, anticoncepcionais fornecidos gratuitamente pelo SUS, além dos procedimentos de vasectomia e laqueadura.

Nesta quinta-feira, alunos do sexto ano da Escola Municipalizada Vereador Ivan da Silva Melo, na Madressilva, participaram de uma palestra sobre Educação Sexual. Diversas dúvidas dos estudantes foram sanadas de forma lúdica e objetiva, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de saber mais sobre sexualidade, ISTs e a importância do uso dos preservativos.

“O trabalho desenvolvido pelas equipes de Promoção da Saúde possui uma importância enorme. Indo às escolas, os profissionais disseminam a boa informação aos alunos e aos seus pais. É a forma que temos de combater mitos, a desinformação, e levar a saúde pública para mais perto do cidadão”, informou a Subsecretária de Saúde, Ana Paula Duarte.

As visitas das equipes de Promoção da Saúde às escolas da Rede Municipal de Educação fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Saquarema. Além de temas como ISTs e métodos contraceptivos, assuntos como Bullying, Arboviroses e Saúde Bucal também são abordados, de acordo com a demanda de cada unidade escolar.