A Praça dos Pescadores, em Saquarema, será palco, dia 28 de outubro, das 18h às 21h, do Dia Internacional da Animação (DIA), mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil, principalmente no dia 28 de Outubro, sempre com entrada franca.
Realizado desde 2004 e depois de dois anos com exibições on-line em razão da pandemia de Covid -19, o evento chega este ano à sua 19ª edição, retornando ao formato tradicional com exibições presenciais em mais de 100 cidades, entre elas Saquarema.
A data escolhida para a realização do evento é a mesma na qual, em 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, com a participação de diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Além do Brasil, EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão, estão entre os países que celebram a data.
O evento tem por objetivo gerar integração cultural, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso à cultura por parte da população de Saquarema. Na programação, curtas destinados a todos os públicos, com várias classificações etárias: Mostra Infantil – livre; Mostra Nacional e Mostra 50 Anos de Animação Pernambucana – 12 anos; Mostra Internacional – 14 anos; e Mostra Paralela – 16 anos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support