A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Defesa Civil, realizará neste sábado, dia 26, o Dia D da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2022. Oito postos de vacinação estarão abertos, das 09 às 16 horas para a imunização de cães e gatos que ainda não foram vacinados este ano.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Fêmeas grávidas ou no cio não serão vacinadas (pois o estresse temporário da vacinação poderá ocasionar o aborto). Animais prostrados, com diarreia, com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibióticos também não poderão receber o imunizante.

Vale ressaltar que os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos. Animais conduzidos por crianças não serão vacinados pelas equipes de saúde. Além disso, é obrigatório que os cachorros estejam com focinheiras e coleiras e os gatos sejam transportados em bolsas pet. Em caso de fuga, a Secretaria Municipal de Saúde não se responsabiliza por animais que não estiverem de acordo com as instruções informadas.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade, portanto, para evitar esse problema, não deixe de vacinar o seu pet.

 Confira os postos de vacinação que estarão abertos neste sábado:

Bacaxá ESF,

Palmital ESF,

Itaúna (E.M Orgé),

Ipitangas (E.M Ipitangas),

Boqueirão (E.M José Bandeira),

Porto da Roça (E.M Luciana Coutinho),

Jaconé (E.M Carlos Vanderson),

Sampaio Corrêa (E.M Jurandir da Silva Melo).