Com o objetivo de evitar transtornos e alertar sobre riscos de desastres naturais, a Defesa Civil trabalha com um serviço de alerta por SMS.

Para receber os alertas, o usuário deve enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP que deseja cadastrar. O Serviço é gratuito, tanto para o envio da mensagem de texto, quanto para o recebimento dos alertas e tem o objetivo de orientar a população, principalmente nesta época, com a chegada do período de chuvas mais intensas. O sistema por meio de SMS oferece condições de prevenção e rápidas providências, evitando ao máximo as áreas de risco. Ao cadastrar o número do CEP, indicando a localização, o celular do usuário passa a receber os alertas da Defesa Civil. Também é possível cancelar o serviço, a qualquer momento, pelo mesmo canal de comunicação.

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão há 11 anos e, atualmente funciona em dezenas de países.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support