A equipe da Defesa Civil de Saquarema participou do workshop sobre Meteorologia, ontem (07), em São João de Meriti.

O coordenador Cláudio, agentes Nilton Máximo, Armando Torres e Carlos Henrique participaram do encontro. (Fotos: Divulgação)

Toda vez que o verão se aproxima, a população do estado do Rio enfrenta o temor dos alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, ou seja, desastres diretamente ligados às chuvas. O melhor caminho para evitar estas ameaças, que muitas vezes resultam em tragédias, é a prevenção. Este foi um dos assuntos discutidos no Workshop de Meteorologia e Defesa Civil, realizado pela Defesa Civil de São João de Meriti, no Colégio Fluminense de Vilar dos Teles.
O encontro contou com a presença de representantes de vários municípios e das seguintes instituições: Corpo de Bombeiros Militar/RJ, Inea (Instituto Estadual do Ambiente), DRM (Serviço Geológico do Estado), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), UFRJ, UFF, UERJ e CEFET.
O objetivo do evento é proporcionar o diálogo entre os profissionais de meteorologia, pesquisadores e acadêmicos da área, órgãos de Proteção e Defesa Civil e instituições que trabalhem com gestão de risco de desastres naturais. Também foi discutida a proposta de criação de uma rede integrada entre os municípios fluminenses para alertar a população sobre os riscos de desastres naturais.
Muitas instituições de proteção e Defesa Civil têm dificuldade de encontrar informações confiáveis de previsões meteorológicas, que auxiliem na tomada de decisão de seus níveis de avisos e alertas.
Fonte: Jornal Destaque Baixada

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support