Primeiro lugar na Saúde Básica da Região dos Lagos! Este é um dado importante que a Prefeitura de Saquarema comemora juntamente com a população. De acordo com a Avaliação dos Indicadores de Desempenho realizada a cada quadrimestre e disponibilizada pelo Sistema de Informação da Atenção Básica – SISAB, do Ministério da Saúde, Saquarema possui o melhor sistema de saúde básico e primário da região e o 12° melhor do Estado, dentre os 92 municípios avaliados.

Atenção primária

Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte, positivamente, na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde – SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização e equidade.

“Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo nos postos de Estratégia de Saúde da Família – ESFs, que disponibilizam serviços como consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Teixeira.

O Sistema de Informação da Atenção Básica avalia sete quesitos para definir a pontuação final de cada município: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimento odontológico, cobertura de exame citopatológico e percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre, percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada e cobertura vacinal de Poliomielite e de Pentavalente.

Ao final da avaliação, Saquarema obteve a marca de 6,35 (quanto mais próximo de 10, melhor a avaliação), nota que deixa o município na 1ª colocação da Região dos Lagos e na 12ª do Estado. De acordo com os dados divulgados, 39% das gestantes fizeram as 6 consultas de pré-natal, 29% realizaram exames para Sífilis e HIV, 45% das grávidas tinham a cobertura de atendimento odontológico e 23% contavam com a cobertura citopatológica. Além disso, 13% dos hipertensos tiveram acompanhamento quanto à pressão arterial, 19% dos diabéticos estavam com exames em dia e foi alcançado o percentual de 100% de cobertura da Pólio e Pentavalente.

Novos postos de ESF

“Ainda temos muito que avançar. Mas, ver estes dados do Ministério da Saúde nos deixam animados. Vamos construir 7 novos postos de Estratégia de Saúde da Família e novas Unidades Básicas de Saúde. Alguns já estão com obras em andamento. Também vamos ampliar ainda mais esta cobertura da Atenção Básica, para facilitar o acesso da população à Rede Municipal de Saúde”, informou a Prefeita Manoela Peres.

Uma das obras que já estão em andamento é da Unidade Básica de Saúde – UBS de Jardim Ipitangas. A Unidade contará com consultórios de atendimento médico, sala de vacina, recepção, sala de coletas para exames laboratoriais, acompanhamentos para diabéticos, hipertensos, gestantes (pré-natal) e recém-nascidos. A UBS também contará com equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que trabalharão preventivamente com visitas e atendimentos domiciliares às famílias cadastradas dos bairros de atuação, e de Médicos de Saúde da Família, que visitarão os pacientes que não podem comparecer às unidades de saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support