Com o objetivo valorizar os artistas locais e fomentar ainda mais cultura da cidade, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Cultura abriu mais quatro editais no município, onde serão selecionados projetos voltados para exposições de artes na Casa de Cultura, realização de feiras no Centro de Memória de Saquarema, seleção de corais e propostas de criação dos troféus e medalhas culturais de Saquarema.

Com isso, a partir do mês de outubro, a inscrições para os quatro editais poderão ser feitas de forma online ou presencial.

“Valorizar os artistas locais e ativar o mercado cultural do município de Saquarema é uma das prioridades do nosso governo. Editais como estes, que disponibilizam aproximadamente 300 mil reais, provenientes do tesouro da prefeitura, fomentam e incentivam ainda mais os produtores e trabalhadores culturais do município” – disse a Prefeita, Manoela Peres.

Saiba mais sobre cada edital:

O edital que contempla a Premiação de Exposições de Artes na Casa de Cultura Walmir Ayala, totaliza o montante de R$100.000,00 (cem mil reais), distribuídos em 10 propostas que serão divididas em categorias: Exposições temáticas, artistas iniciantes e exposições livres. As propostas selecionadas ficarão expostas na Casa de Cultura Walmir Ayala pelo período de um mês.  O edital é aberto aos produtores, trabalhadores da Cultura e ao público em geral. As inscrições vão de 18 até 31 de outubro, de forma presencial, na sede da Casa de cultura, que fica na Rua Coronel Madureira, nº 77, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12;00h e de 14h às 16h, ou de forma online, clicando AQUI.

Para o edital Premiação para Realização de Feiras de Cultura e Arte no Centro de Memória de Saquarema, a quantia total é de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para dez projetos que contemplem feiras de arte, artesanato, gastronomia, antiguidades, QUEER (iniciativa que fomenta empreendedores LGBTQIA+), cultura popular e de comunidades tradicionais, cultura regional e arte urbana.  As feiras contempladas permanecerão no Centro de Memória, que fica na Avenida Barão de Saquarema, nº 419 – Centro, por um período de um mês.  Podem participar maiores de 18 anos e as inscrições vão de 18 até 31 de outubro, de forma presencial, na sede da Casa de cultura, que fica na Rua Coronel Madureira, nº 77, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12;00h e de 14h às 16h, ou de forma online, clicando AQUI.

Em Proposta de Criação dos troféus e Medalhas Cultura de Saquarema, serão R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) divididos nas categorias medalhas e troféus. O edital visa premiar propostas de criação do troféu e medalha para atender aos eventos da Secretaria fomentando bens e serviços culturais. Podem participar maiores de 18 anos e as inscrições vão de 24 até 31 de outubro, de forma presencial, na sede da Casa de cultura, que fica na Rua Coronel Madureira, nº 77, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12;00h e de 14h às 16h, ou de forma online, clicando AQUI .

A Premiação de Corais visa selecionar Corais que se apresentarem de forma gratuita no Encontro de Corais 2022, que acontecerá entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2022, na Praça Oscar de Macedo Soares, no Centro. Podem participar corais que possuam repertório diversificado e terem disponibilidade para apresentações nos dias do evento.  16 corais serão selecionados e cada um receberá o montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). As inscrições vão de 27 até 04 de novembro, de forma presencial, na sede da Casa de cultura, que fica na Rua Coronel Madureira, nº 77, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 11h e de 14h às 16h, ou de forma online, clicando AQUI  .