A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a semana realizando a vacinação das crianças de 5 e 11 anos moradoras da cidade. Meninos e meninas (com ou sem comorbidades) poderão ser vacinados contra o Coronavírus nos postos de saúde da cidade que participam da campanha.

Funcionando de 09 às 15 horas, pais e responsáveis poderão levar todas as crianças de 9 e 8 anos para serem vacinadas. Será necessário apresentar o comprovante de residência no ato da vacinação, além de documento de identificação do menor, como RG, CPF ou Cartão do SUS.

“Após a realização do Dia D de vacinação infantil, no último sábado (05), onde vacinamos 1134 crianças, decidimos abrir a vacinação para todas as faixas etárias. Estamos na faixa dos 40% do público-alvo infantil vacinado e estamos empenhados em aumentar ainda mais esse índice”, informou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Teixeira.

A vacinação infantil está aberta para as crianças com e sem comorbidades. De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades as seguintes enfermidades: Diabetes Mellitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Estágios 1, 2 e 3, Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensa, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, Doença Renal Crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, Obesidade Mórbida, Síndrome de Down e Cirrose Hepática.

 

Locais de vacinação

Os locais de vacinação infantil contra o coronavírus funcionarão sempre das 09 às 15 horas:

Segunda-feira: ESF Água Branca, ESF Bonsucesso, ESF Sampaio Corrêa e Associação de Surf;

Terça-feira: ESF Barreira, ESF Rio d’Areia, ESF Mombaça;

Quarta-feira: ESF Vilatur, CAMIS e UBS Bacaxá;

Quinta-feira: ESF Barra Nova, ESF Rio Seco e PU de Jaconé;

Sexta-feira: ESF Rio Mole, ESF Palmital e ESF Bicuíba.

Fora dos dias de vacinação infantil contra o coronavírus, os postos de Estratégia de Saúde da Família funcionarão normalmente para testagens de SWAB e atendimentos de síndromes gripais.