Com produção da Backstage, patrocínio da Enel via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, o Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento aconteceu neste último domingo, dia 05 de março, levando muita animação a orla da cidade de Saquarema. Apesar de ser conhecida pelo surf e pelo vôlei, ficou clara a vocação da cidade para eventos de corrida. O percurso do circuito teve extensão de 5 km, todo plano, acompanhando a orla da Lagoa de Saquarema. Foram 500 cones, 200 grades e equipe de 40 pessoas, entre batedores e staff, para garantir a segurança dos participantes.

O cenário da Praça do Coração, com a igreja matriz ao fundo, ficou ainda mais bonito com o colorido das camisetas oficiais do evento, vestidas pelos participantes nas cores azul, verde, laranja e cor de rosa. Grupos de amigos, casais e famílias inteiras compareceram ao evento, mostrando que não há idade limite para a prática de corrida.

Lucinete de Souza, 62 anos, é moradora do Rio de Janeiro e praticante de corrida desde a juventude. Para comemorar o aniversário, Lucinete reuniu 26 integrantes da família para correrem juntos neste domingo na cidade de Saquarema. Animada, ela comenta: “A melhor parte de participar desses eventos é a confraternização, o incentivo, as gargalhadas e as brincadeiras. É uma alegria, é um convívio muito bom. E fazer atividade física em grupo faz bem para a mente, para o nosso corpo, é um bem-estar total”.

Lucinete foi uma das participantes que levou crianças, para terem uma primeira experiência com a corrida. Aproveitando a orla da praia, foi montada uma área com atividades recreativas para crianças, dignas de fazê-las esquecer dos joguinhos de celular. Foram sessões de pintura facial, brincadeira com bambolê, amarelinha e diversos jogos coletivos. A pista de corrida versão infantil foi montada na areia, em que crianças de mesma idade puderam concorrer e ganhar medalhas de participação.

Entre as participantes, também esteve Andrea Fernandes, que contabiliza sua 21ª corrida e já participou de eventos como a meia maratona. O Bruno Cruz Damião, de Macaé, participa frequentemente de eventos de corrida e aproveitou o evento para voltar a Saquarema, cidade em que já morou: :”Na época em que eu morei aqui, há uns bons anos atrás, era raro ter este tipo de evento. Então é um prazer redobrado estar aqui, em um local que gosto tanto e durante um evento de corrida, que é uma das minhas maiores paixões”.

Mas nem só corredores experientes marcaram presença, no caso da carioca Cristiane Santiago Morais, o Circuito Energia em Movimento em Saquarema foi sua primeira vez em um evento de corrida de rua: ” Minha experiência foi muito boa, eu curti do início ao fim. Fui no meu ritmo, mas consegui fazer o percurso inteiro e em um bom tempo”. Ela, que começou a correr há menos de 1 ano, conta como participar de eventos são um incentivo a continuar correndo: ” Eventos como este são estimulantes para quem pratica corrida porque é empolgante a energia das pessoas, é muito positiva a troca com outros participantes, além de você perceber sua performance melhorar e querer continuar se desenvolvendo”.

O Circuito premiou no pódio os 5 primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino e também contou com a entrega de troféus aos 3 primeiros colocados nas categorias por idade. Foram no total mais de 90 troféus distribuídos. E como a conclusão do circuito por si só já é uma vitória, todos os corredores ganharam medalha de participação.

Com objetivo de promover a saúde e qualidade de vida e valorizar economias locais, em diferentes municípios do Rio de Janeiro, o Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento já ocorreu em Búzios em 2020, Petrópolis em 2021 e em Teresópolis em janeiro deste ano. Saquarema fecha a temporada do 1º semestre do Circuito que pode ter novas edições ainda este ano.

Lista dos 5 primeiros lugares em cada categoria:

VENCEDORES CATEGORIA GERAL MASCULINO:
1º lugar: Valdecir Nogueira Marins (00:17:22)
2º lugar: Gleiciomar Pereira dos Santos (00:17:51)
3º lugar: Luan de Freitas da Rocha (00:18:02)
4º lugar: Sidiomar Souza da Silva (00:18:04)
5º lugar: Marcos Antonio da Silva (00:18:23)

VENCEDORES CATEGORIA GERAL FEMININO:
1º lugar: Bianca M. P. Ferreira (00:21:57)
2º Manoella Vieira da Rocha (00:22:19)
3º Annie Cardoso de Lima Pereira (00:22:59)
4º Cintia Rozeno Pessoa (00:23:06)