A partir desta terça-feira, 3 de janeiro, a Prefeitura de Saquarema disponibiliza aos moradores as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, além da Taxa de Foro e demais tributos municipais referentes ao ano de 2023.

As guias poderão ser obtidas de forma online, na guia IPTU/FORO 2023, que pode ser acessada através do site www.saquarema.rj.gov.br, ou pessoalmente nos seguintes postos de atendimento:

– Centro Administrativo (Avenida Saquarema, 4299, Porto da Roça)
– Centro Administrativo de Jaconé (Rua 97, s/n°, ao lado do posto de saúde)
– Posto dos Correios em Vilatur (Avenida Praia de Itaúna, 1402)

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, a cota única do IPTU poderá ser paga até 31 de janeiro com 20% de desconto. Quem optar por quitar os tributos em cota única no mês de fevereiro, terá desconto de 10% até 28 de fevereiro. A Prefeitura também oferece a opção de parcelamento do IPTU em 10 vezes sem desconto, com o primeiro vencimento no dia 31 de janeiro. Já a Taxa de Foro poderá ser parcelada em até 4 vezes, com primeiro vencimento 31/01.

Os postos de atendimento estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 09h às 16:30h. Para ser atendido, o contribuinte deverá estar munido dos documentos pessoais e do imóvel. As taxas de IPTU e do Foro poderão ser quitadas nos bancos Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Taxas de ISS e TFAL

Além do IPTU e do Foro, a Prefeitura de Saquarema também vai liberar as taxas de ISS (Imposto Sobre Serviços) e TFAL (Taxa de Fiscalização de Atividades Licenciadas) do exercício de 2023. A emissão das guias poderá ser feita pelo Portão do Cidadão, através do link Guia de Recolhimento. Além disso, o documento poderá ser retirado na sede da Prefeitura de Saquarema, nos setores de Arrecadação e ISS, próximo ao vencimento da primeira data de pagamento.

A primeira data de vencimento do ISS é no dia 15 de fevereiro. Já o ISS Fixo poderá ser quitado até o dia 31 de março. A Taxa de Fiscalização também tem vencimento para o dia 31 de março.