O Conselho Tutelar de Saquarema e a ACTERJ (Associação dos Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro) realizaram nesta segunda-feira, 25, o XVIII Encontro de Conselheiros e Ex-Conselheiros da Regional Lagos. A ação aconteceu no Saquarema Futebol Clube, no Centro.

Com o tema ‘A escola como lugar de expressões e diálogos, procedimentos, métodos e posturas para a construção do seu cotidiano’, o evento teve o apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Durante o encontro, o professor Rodrigo Ramalho, que é ex-conselheiro tutelar do município de Araruama e atual presidente da ACTERJ, ministrou uma palestra voltada para os presentes abordando o tema do encontro.

Participaram do evento profissionais ligados aos órgãos que trabalham diretamente com os Conselhos Tutelares, tais como representantes da secretaria de saúde, assistência social e educação.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. O exercício efetivo da função de conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pelo estatuto, deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar em cada município. A relação é de um conselho para cada 100 mil habitantes. Os conselheiros tutelares atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

Em Saquarema, as denúncias podem ser efetuadas através do telefone (22) 2651-1264 ou diretamente na sede do órgão, localizada na Rua Coronel Madureira, 125, Centro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support