A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem informar à população sobre a distribuição de imunobiológicos (vacinas) durante a rotina do mês de agosto/2019. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde adquire as vacinas e repassa às secretarias estaduais de saúde. Estas, por sua vez, são responsáveis por fazer a distribuição das vacinas aos municípios.

De acordo com nota emitida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a distribuição de alguns tipos de vacina vem sendo regularizada durante os últimos dias. Ainda segundo o comunicado, feito por meio da Nota informativa n° 32/2019-DIDT/SVS/MS, “o Ministério da Saúde tem realizado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem, insistentemente, trabalhando conjuntamente com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao país”

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, o quadro de abastecimento de imunobiológicos está da seguinte forma:

Vacina BCG: Foi possível o atendimento de 100% da cota mensal estadual;

Imunoglobulina anti-varicela zooster: Não distribuída por indisponibilidade de estoque, exceto para o estado de São Paulo, que já possuía pacientes aguardando o tratamento. Estoque estratégico está sendo mantido pelo Ministério da Saúde;

Vacina tetra viral: Distribuída para os Estados da Região Norte, Sul e Centro-Oeste. Para os estados da região Nordeste e Sudeste, foi enviada a vacina varicela monovalente. Estoque estratégico limitado está sendo mantido pelo Ministério;

Soro antirrábico humano: O Ministério da Saúde recebeu uma nova entrega após o envio da rotina mensal aos estados. Dessa forma, após a liberação pelo controle de qualidade do INCQS, a distribuição será realizada de acordo com os quantitativos definidos pela área técnica (CGZV).

Soro antibotrópico e botrópico/crotálico: O Ministério da Saúde recebeu uma nova entrega após o envio da rotina mensal aos estados.

Já a situação dos imunobiológicos que estão em desabastecimento, o Ministério da Saúde tem o seguinte posicionamento:

Soro antitetânico: Considerando que o estoque federal se encontra reduzido desde julho, em agosto o soro não foi distribuído, para manutenção do estoque de segurança, uma vez que não houve entrega pelo fornecedor. A regularização da situação depende do cumprimento dos cronogramas de entrega pelos laboratórios produtores nacionais e da normalização da produção.

Vacina pentavalente: As 3.250.000 doses da Biological foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e com base na Resolução nº 1.545 de 11/06/2019, não poderão ser utilizadas nem distribuídas. Foi aberto processo junto à OPAS com a solicitação de recolhimento e substituição, mas sem previsão para finalizar o processo de reclame. Para regularização, será utilizada a aquisição 2019 que está em processo de chegada, a qual totaliza 9.000.000 doses. Expectativa de normalização em outubro.

Vacina difteria, tétano e pertussis (DTP): A carga está aguardando a Baixa do Termo de Guarda pela Anvisa. O estoque estratégico mínimo está sendo mantido pelo Ministério da Saúde com expectativa de normalização em setembro.

Imunoglobulina antirrábica humana: Estoque federal encontra-se reduzido desde julho, mas embarque de 8.268 doses está previsto para chegar ao Brasil até final de agosto, com possível liberação pela Anvisa até setembro e expectativa de normalização da distribuição em outubro. Estoque estratégico está sendo mantido pelo Ministério da Saúde.

Vacina DTP acelular (CRIE): Não há estoque disponível desde julho, mas existe previsão de embarque de 20.000 doses ao Brasil até final de agosto, com possível liberação pela Anvisa até setembro e expectativa de normalização da distribuição em outubro. Estoque estratégico está sendo mantido por este Ministério.

Dos soros antivenenos, o quantitativo foi distribuído conforme análise criteriosa realizada pela Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial – CGZV deste Ministério da Saúde, considerando a situação epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, as ampolas utilizadas em cada Unidade Federativa, bem como os estoques nacional e estaduais de imunobiológicos disponíveis, e também, os cronogramas de entrega a serem realizados pelos laboratórios produtores.

A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema está atenta à situação de desabastecimento de vacinas e demais imunobiológicos e segue trabalhando para usar as doses em estoque de forma mais racionalizada possível, buscando atender o maior número de pessoas, enquanto durar o estoque no município.

Para consultar a Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, clique no link a seguir: Nota Técnica – Ministério da Saúde

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support