A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem informar à população sobre a distribuição de imunobiológicos (vacinas) durante a rotina do mês de agosto/2019. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde adquire as vacinas e repassa às secretarias estaduais de saúde. Estas, por sua vez, são responsáveis por fazer a distribuição das vacinas aos municípios.

De acordo com nota emitida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a distribuição de alguns tipos de vacina vem sendo regularizada durante os últimos dias. Ainda segundo o comunicado, feito por meio da Nota informativa n° 32/2019-DIDT/SVS/MS, “o Ministério da Saúde tem realizado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem, insistentemente, trabalhando conjuntamente com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao país”

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, o quadro de abastecimento de imunobiológicos está da seguinte forma:

Vacina BCG: Foi possível o atendimento de 100% da cota mensal estadual;

Imunoglobulina anti-varicela zooster: Não distribuída por indisponibilidade de estoque, exceto para o estado de São Paulo, que já possuía pacientes aguardando o tratamento. Estoque estratégico está sendo mantido pelo Ministério da Saúde;

Vacina tetra viral: Distribuída para os Estados da Região Norte, Sul e Centro-Oeste. Para os estados da região Nordeste e Sudeste, foi enviada a vacina varicela monovalente. Estoque estratégico limitado está sendo mantido pelo Ministério;

Soro antirrábico humano: O Ministério da Saúde recebeu uma nova entrega após o envio da rotina mensal aos estados. Dessa forma, após a liberação pelo controle de qualidade do INCQS, a distribuição será realizada de acordo com os quantitativos definidos pela área técnica (CGZV).

Soro antibotrópico e botrópico/crotálico: O Ministério da Saúde recebeu uma nova entrega após o envio da rotina mensal aos estados.

Já a situação dos imunobiológicos que estão em desabastecimento, o Ministério da Saúde tem o seguinte posicionamento:

Soro antitetânico: Considerando que o estoque federal se encontra reduzido desde julho, em agosto o soro não foi distribuído, para manutenção do estoque de segurança, uma vez que não houve entrega pelo fornecedor. A regularização da situação depende do cumprimento dos cronogramas de entrega pelos laboratórios produtores nacionais e da normalização da produção.

Vacina pentavalente: As 3.250.000 doses da Biological foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e com base na Resolução nº 1.545 de 11/06/2019, não poderão ser utilizadas nem distribuídas. Foi aberto processo junto à OPAS com a solicitação de recolhimento e substituição, mas sem previsão para finalizar o processo de reclame. Para regularização, será utilizada a aquisição 2019 que está em processo de chegada, a qual totaliza 9.000.000 doses. Expectativa de normalização em outubro.

Vacina difteria, tétano e pertussis (DTP): A carga está aguardando a Baixa do Termo de Guarda pela Anvisa. O estoque estratégico mínimo está sendo mantido pelo Ministério da Saúde com expectativa de normalização em setembro.

Imunoglobulina antirrábica humana: Estoque federal encontra-se reduzido desde julho, mas embarque de 8.268 doses está previsto para chegar ao Brasil até final de agosto, com possível liberação pela Anvisa até setembro e expectativa de normalização da distribuição em outubro. Estoque estratégico está sendo mantido pelo Ministério da Saúde.

Vacina DTP acelular (CRIE): Não há estoque disponível desde julho, mas existe previsão de embarque de 20.000 doses ao Brasil até final de agosto, com possível liberação pela Anvisa até setembro e expectativa de normalização da distribuição em outubro. Estoque estratégico está sendo mantido por este Ministério.

Dos soros antivenenos, o quantitativo foi distribuído conforme análise criteriosa realizada pela Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial – CGZV deste Ministério da Saúde, considerando a situação epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, as ampolas utilizadas em cada Unidade Federativa, bem como os estoques nacional e estaduais de imunobiológicos disponíveis, e também, os cronogramas de entrega a serem realizados pelos laboratórios produtores.

A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema está atenta à situação de desabastecimento de vacinas e demais imunobiológicos e segue trabalhando para usar as doses em estoque de forma mais racionalizada possível, buscando atender o maior número de pessoas, enquanto durar o estoque no município.

Para consultar a Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, clique no link a seguir: Nota Técnica – Ministério da Saúde