A Prefeitura de Saquarema reuniu secretários, membros titulares e suplentes da Comissão instituída pelo Decreto 2.476/2023, para uma reunião que marcou o inicio dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e a fiscalização das metas e objetivos dos contratos de concessão do município. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, na sede da Prefeitura.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento indispensável para a elaboração da política pública de saneamento e o monitoramento dos resultados alcançados. Ele é obrigatório para a contratação ou concessão de serviços, bem como para o recebimento de recursos financeiros da União e deve conter a projeção de objetos para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta de lixo.

A elaboração do PMSB é uma exigência legal e deve estar baseada na Lei nº 11.445, de 2007 com nova redação dada pela Lei nº 14.026 do ano de 2020, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Os planos de saneamento têm como objetivo dotar os municípios de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, duradouras e eficientes para a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, com metas definidas em processo participativo.

“Um bom Plano Municipal de Saneamento Básico colabora com a melhoria dos índices sociais e econômicos dos municípios. Afinal, a ferramenta evita a escassez de água, a proliferação de doenças e reduz a poluição do meio ambiente. Esta primeira reunião serviu para definirmos algumas metas, responsabilidades e atribuições de cada secretaria, para que o Plano seja implantado em todo o município”, informou a Prefeita Manoela Peres.

“Com o Plano de Saneamento Básico, teremos mais ferramentas para fiscalizar as concessões que atuam no município, cobrar a execução de metas contratuais e os objetivos de cada contrato. Embora sejam serviços de responsabilidade estadual, estamos na ponta, perto do cliente, e vemos como o trabalho está sendo executado no dia a dia da população”, completou o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães.

Nesta primeira etapa, a comissão responsável pelo Plano Municipal de Saneamento Básico é formada por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Infraestrutura, Urbanismo, Procuradoria-Geral, Saúde, Transporte e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. O Conselho Municipal da Cidade, órgão representativo da Sociedade Civil, também participou da reunião e fará parte deste processo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support