Visando dar mais rapidez às marcações de consultas ginecológicas, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Clínica da Mulher, modificou o sistema de marcação de consultas e, a partir de agora, fará agendamentos quinzenais para as pacientes que precisam ser atendidas por um médico ginecologista.
De acordo com dados da própria Clínica da Mulher, cerca de 30% das consultas que são agendadas não ocorrem por conta de faltas das pacientes. A grande maioria delas não comparece à clínica nos dias pré-agendados e, com isso, tira a oportunidade de uma outra paciente.
Exames como mamografia e demais especialidades, desde que não seja a ultrassonografia, são agendados semanalmente na própria Clínica da Mulher. As consultas obstétricas (pré-natal) possuem marcação de livre demanda, respeitando assim o estado gestacional da paciente, nunca ultrapassando quinze dias.
Embora a Clínica da Mulher execute os exames de ultrassonografia, a marcação é realizada pela Central de Regulação, no Calçadão de Bacaxá. Mais dois médicos ultrassonografistas serão incorporados ao corpo clínico da unidade de saúde para agilizar os atendimentos e aumentar a oferta de vagas para este tipo de exame.
Com a marcação para até quinze dias subsequentes, a administração da clínica espera reduzir o número de faltas das pacientes, racionalizando o número de consultas e ampliando o quantitativo de pacientes atendidos pela unidade de saúde.
Para marcação de consultas, exames, vacinas, pré-natal e demais procedimentos, a paciente deverá se dirigir à Clínica da Mulher, que fica na Avenida Saquarema, 3557, no bairro Porto da Roça. O atendimento é das 07 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.