O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva está completando 3 anos de existência. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Centro é referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Saquarema. Inaugurado em 4 de abril de 2019, a unidade multidisciplinar atende a pacientes de 0 a 18 anos incompletos, com diagnósticos fechados e específicos como as síndromes raras, Síndrome de Down, Microcefalia, Hidrocefalia, Autismo, Paralisia Cerebral, deficiências físicas e prematuridade, entre outras. Atualmente, a maior demanda é para a deficiência intelectual, principalmente o Autismo, presente em cerca de 80% dos pacientes em acompanhamento.

Os pacientes são encaminhados ao CMR pelos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs), Policlínica, hospital infantil e HE Lagos. Após serem avaliados através de anamnese multiprofissional e, sendo constatada a existência de perfil para acompanhamento, um Projeto Terapêutico Singular é iniciado.

Existem tratamentos temporários e de longa duração e cada paciente tem o seu Plano Terapêutico Individualizado (PTI), que é definido pelo terapeuta. Após o tempo estipulado neste plano é feita uma reavaliação. Se o objetivo do plano terapêutico foi atingido, o paciente recebe alta, se não, é redefinido um novo período para o tratamento. Há pacientes que estão sendo atendidos desde a inauguração deste equipamento de saúde e outros que conseguem concluir seu tratamento em 6 meses, aproximadamente.

 

Autoestima

O Centro conta com equipe multiprofissional composta de fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, massoterapeutas, nutricionistas, assistente social, enfermeiras, psiquiatra infantil, neurologista infantil e educador físico. Atualmente, existem 421 prontuários ativos e o número de atendimentos realizados, desde a sua criação, já beneficiou a, aproximadamente, 600 pacientes.

Mas nem só nas áreas de atendimento clínico e psicológico atua o Centro Municipal de Reabilitação. Complementando o atendimento psicológico, o CMR conta com o Espaço Autoestima, um salão de beleza que presta serviços de cabeleireiro e manicure aos pacientes e, também, aos seus pais ou responsáveis – pessoas para lá de dedicadas que muitas vezes não têm tempo sequer para se olharem no espelho, tantas são as obrigações e tarefas que fazem parte do seu dia a dia de cuidados demandados por quem possui alguma deficiência.

“Desde a primeira vez que recebi essas mães e pais no meu gabinete, vi o quanto seria importante a criação do Centro de Reabilitação, não só para os pacientes atendidos, mas para os responsáveis por cada um. Hoje, três anos após a inauguração do Centro, tenho certeza disso. Dispor de tratamento clínico, médico e terapêutico perto de casa ajuda a mudar a vida dessas crianças e, principalmente, dos pais, que também necessitam do mesmo cuidado e carinho. Oferecer esse cuidado, que faz toda a diferença para eles, é dar atenção a detalhes que significam muito para quem se dedica integralmente”, explica a Prefeita Manoela Peres.

 

Ampliação e nova especialidade

Com a mudança do Centro de Reabilitação Municipal, prevista para acontecer em breve para a Cidade da Saúde, complexo hospitalar que será inaugurado pela Prefeitura de Saquarema no bairro Verde Vale, em Bacaxá, será incorporada ao atendimento do Centro mais uma especialidade: a visual. A capacidade de atendimento do CER III na nova sede também poderá ser ampliada para 200 pacientes com deficiência física, 200 pacientes com deficiência intelectual e 150 pacientes com deficiência visual, um aumento de cerca de 40% em relação aos números atuais.

O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva funciona na Travessa do Ingá, 79, no bairro Gravatá, em Saquarema, e atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações podem ser obtidas, por telefone ou WhatsApp, no número 22 99730-2289.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support