Realizado em Saquarema, a primeira das duas etapas do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana do Rio de Janeiro foi um sucesso.  A estreia da competição na cidade foi marcada pelo recorde de competidores e de público. Durante os dias 18 e 19 de março, 893 atletas de todo o estado participaram das competições que não aconteciam na Região dos Lagos desde 2019.

Organizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, e a Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), o evento que aconteceu na Lagoa de Saquarema, no bairro Areal, teve um público estimado de 5 mil pessoas durante os dois dias de competições.

Além do recorde de público e de competidores, a edição de Saquarema também bateu recorde em premiações para o esporte no Brasil. Patrocinado pela Prefeitura de Saquarema, o campeonato distribuiu, ao todo, R$ 50 mil reais em premiações sendo a categoria OC6 a que ofereceu a maior recompensa aos atletas. Tanto no masculino quanto no feminino, as equipes campeãs receberam R$ 6 mil. As segundas e terceiras colocações receberam R$ 3 mil e R$ 1,5 mil cada.

“Estamos muito felizes pelo sucesso da competição, foram mais de 800 competidores, e para nós, é uma hora poder receber todos estes atletas em nosso município. Saibam que as portas da cidade estarão sempre abertas e já podem colocar Saquarema no calendário da federação”, disse a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

“A repercussão do campeonato foi muito positiva, o público compareceu em massa e estamos muito felizes em conseguir apresentar Saquarema para o resto do país, com uma diversidade de esportes. Só este ano já cedíamos o Paramotor, a Canoa Havaiana, no mês de abril teremos o  Vôlei de Praia e muitas outras competições” explicou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Com a largada às 07h, a competição contou com diversas categorias e percursos de 8km, 10km e 16km, além de permitir a participação de praticantes do esporte de quase todas as faixas etárias e de paratletas. O campeonato também contou com as provas para juniores nas categorias sub 16 e sub 19; e master, para pessoas acima de 40 anos, acima de 50, 60 e 70. Nos dois dias de evento, todas as provas foram transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube VAA RJ.

A relação dos vencedores está disponível no site da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ).