Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Em Saquarema, a Prefeitura disponibiliza vários serviços e cuidados em prol do bem-estar mental da população. Iniciada em 2015, a campanha e é um movimento dedicado à prevenção do suicídio, que tem no dia 10 de setembro, data em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O assunto ainda é envolto em tabus, por isso, os organizadores acreditam que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Um dos pontos mais relevantes da Campanha Setembro Amarelo é promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental. Em outras palavras, a população precisa entender que a atenção à saúde mental é tão importante quanto à física. Além disso, promover a interação social ajuda a superar momentos em sofrimento.

Como mente e corpo estão associados, ao incentivar essas pessoas a procurarem ajuda, os riscos do desenvolvimento de diferentes doenças que surgem por influência de algum viés emocional são reduzidos. Por tal razão, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado promover ações para frear os impactos das doenças mentais sobre a vida pessoal, social e profissional.

“É muito importante que todos fiquem atentos a qualquer sinal de mudanças ou alterações mentais e/ou psicológicas. Temos que mudar esse pensamento de que só devemos procurar ajuda médica em casos de problemas físicos. Nossa mente também precisa receber cuidados e atenção”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Sensível ao problema, que tem atualmente uma relevância ainda mais significativa em decorrência da pandemia e suas consequências, a Prefeitura de Saquarema vem oferecendo diversos serviços e cuidados em apoio à saúde mental dos moradores, por meio dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial e do Plantão de Atendimento Psicológico.

Confira, abaixo, a lista de contatos dos equipamentos que o município dispõe:

• Caps II: 22 99770-4215
  • Caps Ad: 22 99895-9253
  • Plantão de Atendimento Psicológico: 22 99783-7855
  • Atendimento on-line das 9h às 17h
  • Resgate Saúde: 22 99236-1746

Coordenação de Saúde Mental realizará eventos na cidade

Durante o mês, a Coordenação de Saúde Mental de Saquarema, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações de conscientização da população sobre a campanha Setembro Amarelo. No dia 13, terça-feira, as equipes visitarão diversas escolas da rede municipal de educação para fomentar rodas de conversa com os alunos. A ideia é alertar aos jovens sobre a importância e o cuidado com a saúde mental.

Já no dia 20, das 09 às 11 e das 14 às 16 horas, técnicos do CAPS II e do CAPS AD estarão na Praça de Santo Antonio, em Bacaxá, realizando orientações referentes ao tema, abordando a população e apresentando os serviços que o município disponibiliza de forma gratuita.

Texto: Mylena Carvalho, estagiária sob supervisão