Em atendimento à Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo Art. 9, § 4o, que diz: “Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no §1o do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais”, a Câmara de Vereadores de Saquarema realizou audiência pública para avaliar o terceiro quadrimestre de 2022.

O Relatório Resumido de Execução Orçamentária  é estabelecido no § 3o do art. 165 da Constituição Federal de 1988, bem como definido no art. 52 da LC 101/200, cabendo ao Poder Executivo sua publicação até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

Compõem o RREO, dentre outros:

• Balanço Orçamentário, em que pode ser verificada a execução orçamentária do município;

• Demonstrativo da Receita Corrente Líquida, que é base de cálculo para apuração do comprometimento do município em gastos com pessoal, bem como da sua capacidade de endividamento;

• Demonstrativos das Ações e Serviços Públicos de Saúde e de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE em que se verifica o cumprimento dos limites constitucionais até o período.

O Relatório de Gestão Fiscal, estabelecido no art. 54 da LRF, tem como objetivo dar transparência à gestão fiscal do titular do Poder/órgão realizada no período, principalmente por meio da verificação do cumprimento dos limites.

Para conferir o material da audiência pública do terceiro quadrimestre de 2022, clique no link abaixo:

Audiência Pública 3º Quadrimestre de 2022

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support