Não há quem assista os espetáculos teatrais e de dança, promovidos pela Prefeitura de Saquarema com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que não se encante com um detalhe que faz toda diferença: os figurinos. Os trajes, que já vinham agradando a todos e valorizando as apresentações desses eventos, ganharam destaque, principalmente, após a apresentação, ao ar livre, do espetáculo “Nos Passos do Cinema”, dia 18 de novembro de 2022, que reuniu alunos de vinte escolas municipais.

Durante o espetáculo foram exibidas coreografias, com base nas trilhas sonoras de filmes como O Mágico de OZ, A Noviça Rebelde, Princesas, Auto da Compadecida, a saga Harry Potter, O Rei Leão, Piratas do Caribe e Tropa de Elite, entre outros. Os trajes impecáveis, retratando personagens e épocas, chamaram a atenção de todos.

No festival de dança de 2019, igualmente despertou a atenção uma troca de figurino, em pleno palco, quando um traje branco usado pelas meninas durante uma apresentação de ballet, se transforma em um traje preto em segundos, o que muito enriqueceu o espetáculo com o efeito inesperado.

Mas ao mesmo tempo em que os trajes vêm fazendo sucesso, uma dúvida tem roubado a cena: De onde vêm esses figurinos de extrema precisão estética e capazes de contextualizar as apresentações, inspirando e valorizando os artistas e ajudando a melhor transportar o público para o momento mágico que só a arte proporciona?

O Ateliê

Montado com a participação de 6 costureiras, das quais uma é a estilista responsável, o Ateliê criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia tem por objetivo dar suporte às apresentações dos alunos da Rede Pública, fornecendo os figurinos para a realização dos espetáculos. Conforme explica a Prefeita Manoela Peres.

“A ideia é termos um acervo de trajes que possam ser requisitados por todas as escolas e produzidos ou adaptados para os eventos. Se a escola vai montar um espetáculo, é só passar no Ateliê e pegar os trajes, que serão devolvidos após o evento para atualizações em função de outros espetáculos. Assim, podemos dar mais qualidade aos eventos sem qualquer custo para os nossos alunos, que também se sentem ainda mais motivados e valorizados”.

A ideia do ateliê surgiu de maneira progressiva e natural, conforme relata Cirlene Benjamin, a Cissa, responsável pelo projeto.

“Eu fiz o concurso para a prefeitura de Saquarema e passei para o cargo de auxiliar de disciplina. Sempre tive um carinho enorme pelo Centro Municipal de Educação Padre Manuel, porque meus filhos estudaram lá, e eu sempre estava na primeira fila, entre os assistente dos espetáculos de dança. sempre participava de todas as apresentações, inclusive as de teatro, mas o que mais me encantava eram os figurinos. Ficava imaginando como eles poderiam ter mais brilho e mais elasticidade, para que fossem mais bem aproveitadas a coreografia e a disposição das crianças. Quando tomei posse, a diretora Betinha (já falecida), me abraçou e disse: ‘vou te explorar muito’. E eu acabei ficando no closet, que era o almoxarifado, e assim comecei a visualizar todas as escolas fazendo uso de um mesmo acervo.”

No ano passado, Cissa foi então convidada para assumir a Coordenação do Ateliê Municipal que estava sendo criado e que hoje ocupa um espaço provisório no Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, até que seja estabelecido um local definitivo para abrigar o espaço, que deve ter acesso fácil para os alunos.

Além de viabilizar a confecção e customização dos trajes para os eventos das escolas, Cissa tem outros projetos para o futuro do ateliê: “Eu tenho inúmeros projetos para abraçar profissionais junto com a gente, como bordadeiras e artesãos, aproveitando, inclusive, a mão de obra de idosos para a confecção de acessórios e roupas feitas com fuxico. Isso, por exemplo, tiraria idosos de processos de depressão e daria a eles retorno financeiro, porque eles também poderiam aprender a confeccionar, colchas, tapetes e cortinas, por exemplo”, projeta.

Arte à parte

A função do figurino é contribuir para a caracterização do personagem.  O Ateliê Municipal tem hoje confeccionada, pronta para uso, uma relevante coleção de trajes. A produção engloba desde roupas de ballet até caracterizações estilizadas de personagens, e a meta é que o acervo seja constituído por um número de peças que atenda à demanda de eventos culturais, cada vez produzidos em maior número pelas escolas de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support