A Prefeitura de Saquarema, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, e em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, entregou na manhã de hoje, 03/07, a Carteira Nacional do Artesão. A cerimônia, realizada no Teatro Mário Lago, contou com a presença da Prefeita Manoela Peres; da Subsecretaria de Estado de Turismo, Nea Mariozz; da Subsecretária Municipal de Cultura, Ana Portellada; e do Secretário Municipal de Comunicação Social, Nilson Júnior.

Durante a ação, os artesãos puderam saber mais informações sobre o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, que busca reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, com todo o seu foco voltado para a prática de ações que visam o empreendedorismo.

De acordo com a Prefeita Manoela Peres, a entrega das carteiras representa um grande avanço para os artesãos: “Temos muitos artesãos em nosso município. Com a entrega da carteira e o reconhecimento da atividade como profissão, todos os artesãos terão mais benefícios. Estamos trabalhando para criar um cadastro único destes profissionais aqui em Saquarema e proporcioná-los locais para exposição e venda de seus produtos.”

A Carteira Nacional do Artesão é emitida gratuitamente seguindo as orientações constantes na Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. O seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB. Ela propicia benefícios como: Participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Participação em oficinas e cursos de artesanato ofertados pelo PAB; Funciona como identificação nacional do trabalhador; e, traz facilidades para obter crédito e para realizar oficinas e cursos na área.

Nesta primeira etapa, 110 artesãos saquaremenses receberam o novo documento. Para os que desejam obter a carteira e ainda não se cadastraram no Programa, a equipe da Subsecretaria Municipal de Cultura dá orientações e aponta os procedimentos para inscrição. A Subsecretaria funciona na Casa de Cultura de Saquarema, na Rua Coronel Madureira, 88, no Centro, em frente à Prefeitura Municipal.