A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, proporcionou um dia diferente para os usuários do CRAS de Sampaio Corrêa. Trinta e três usuários participaram de um passeio na cidade do Rio de Janeiro, onde puderam conhecer o Circuito Herança Africana, no Centro da capital fluminense.

Idosos, crianças e adolescentes da Oficina de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa do CRAS de Sampaio, puderam conhecer o Largo da Prainha, passando pelo Morro da Conceição, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Praça dos Estivadores, Docas Dom Pedro II, Cais do Valongo e o Instituto Pretos Novos. O circuito histórico e arqueológico está situado entre os bairros da Gamboa e da Saúde, na Zona Central da cidade do Rio, e foi criado com o objetivo de socializar os diversos sítios arqueológicos existentes na área englobada, além de promover a segurança e a conservação desses sítios.

O objetivo do passeio da turma de capoeira foi promover uma experiência educativa e cultural, onde os participantes puderam conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a contribuição dos africanos para a formação da cultura brasileira. A visita teve como foco a valorização da memória afro-brasileira, destacando a importância da preservação do legado cultural, histórico e social dos negros no Brasil, além de reforçar a identidade e a luta pela igualdade racial, temas diretamente relacionados à prática da capoeira.

Além dos 33 usuários, outros 10 técnicos do CRAS participaram do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, outros passeios serão realizados ao longo do ano, incluindo as demais unidades dos CRAS mantidos pela Prefeitura de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support